Está o negócio de smartphones da Sony preso por um fio?

A Sony revelou, esta semana, que pretende separar o seu forte negócio de semicondutores de outros menos rentáveis, convertendo-o numa unidade autónoma. O negócio da empresa tem sido fragmentado para que unidades mais lucrativas não sejam afetadas por aquelas que geram mais perdas dos que ganhos. Em 2014, a Sony desfez-se da Vaio, a sua marca de PC, cuja performance não tinha capacidade para atingir os objetivos estipulados pela fabricante nipónica.

A empresa está confiante de que, este ano, conseguirá arrecadar o lucro mais elevado das últimas duas décadas, o que é um fruto direto das medidas de contenção que Hirai tem vindo a implementar.

Agora o CEO vira-se para o segmento dos smartphones, cujo futuro não se afigura muito promissor. O empresário japonês disse hoje que a Sony manterá o negócio de smartphones desde que este não faça com que a empresa não consiga manter o seu caminho rumo ao lucro. “Caso contrário, não pomos de lado a possibilidade de considerar alternativas”, disse Hirai, citado pela Reuters. Isto poderá indiciar que o diretor executivo pode estar a considerar alienar o negócio de smartphones, se continuar a ser um “escoadouro” de capital.

Segundo dados da própria Sony, divulgados em 2014, os smartphones da marca japonesa, incluindo os da linha Xperia, representam 17,5 por cento do mercado japonês e menos de 1 por cento do mercado norte-americano.

Kazuo Hirai afirma que, apesar de serem visíveis e positivos os resultados dos esforços que têm sido feitos no sentido de fortalecer o negócio de eletrónica de consumo da Sony, o segmento dos smartphones tem ainda de ser alvo de algum trabalho. Estará a Sony prestes a colocar um letreiro a dizer “Vende-se” no negócio dos smartphones?

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago