Categories: CyberwarSegurança

Estados Unidos apostam na proteção cibernética

O governo norte-americano deverá revelar a versão final de normas voluntárias que visam ajudar empresas dos Estados Unidos em indústrias críticas a conseguirem uma melhor proteção contra ataques informáticos.

Criticado em versões anteriores por ser demasiado vago, a chamada estrutura de cibersegurança quer tentar transformar uma grande quantidade de contributos da indústria em orientações direcionadas para 16 diferentes setores cujo colapso poderia ser catastrófico para o país.

Precisamente um ano após o Presidente Barack Obama ter emitido uma ordem executiva dirigida a uma agência do Departamento de Comércio para compilar normas voluntárias mínimas, o Instituto Nacional de Normas e Tecnologias (NIST) vai emitir orientações, que as empresas não são obrigadas a implementar.

Redatores da estrutura tiveram que amenizar as preocupações do setor privado relativamente à possibilidade das normas voluntárias poderem passar a ser regulações. A ameaça de regras restritivas ajudou no atraso do progresso em passar no Congresso uma lei de cibersegurança.

A estrutura de segurança informática, formulada pela não-reguladora NIST com o auxílio de inúmeros especialistas, oferece um amplo conjunto de referências para permitir às empresas verificarem a eficácia dos seus sistemas de segurança cibernética.

“O governo federal tem um interesse prioritário em proteger as suas infraestruturas” diz Norma Krayem, antiga funcionária dos departamentos de Transporte, Estado e Comércio que agora trabalha em empresas de infraestrutura como conselheira sénior na firma Patton Boggs.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago