“Estávamos errados quanto à Microsoft”, diz a Goldman Sachs

As pessoas que não têm conhecimento das realidades atuais são muitas vezes apelidadas de “ter a cabeça nas nuvens”, escreve a Bloomberg. O erro da Goldman com a Microsoft, ironicamente, vem de não ter a cabeça suficientemente na nuvem.

Numa nota enviada aos clientes, intitulada “Corrigir um erro”, os analistas liderados por Heather Bellini explicaram o que eles perderam. Na verdade, a primeira parte do primeiro parágrafo completo é um dos melhores exemplos, diz a Bloomberg, do quão difícil é valorizar com precisão e escolher ações.

“Atualizamos a Microsoft de Vender para Neutro. Desde a sua entrada na lista de venda, em 04/11/2013, a Microsoft é +84% vs os +29% da S&P (…)”.

A longo prazo, o lucro será o principal motor de uma ação. Mas, a determinada altura, quando as expectativas de lucro estavam a cair, os investidores ficaram cada vez mais dispostos a pagar mais por dólar de lucro em função do potencial de crescimento de uma determinada linha de negócios. Neste caso, a transição para a nuvem, nomeadamente o negócio que envolve o Office 365 e Azure.

Entre os catalisadores positivos a Goldman vê para a empresa norte-americana a sua já referida transição para a nuvem, que deve continuar a alimentar o crescimento, e a expectativa de crescimento dos dividendos. No entanto, a equipa da Goldman continua a reforçar que as estimativas de lucro para a empresa nos anos fiscais de 2017 e 2018 continuam a ser demasiado elevadas.

 

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago