Estudantes vencem Hackathon de Transportes com app desenvolvida em OutSystems

Desenvolvida por dois estudantes portugueses, o Wake ‘n’ go é a solução vencedora da primeira etapa do Transport Hackathon. O projeto consiste numa app móvel que otimiza a experiência de utilização de transportes públicos. Os vencedores vão agora representar Portugal na final em Montreal, nos dias 12 a 14 de maio.

Concebida em OutSystems, a Wake ‘n’ go promete melhorar a utilização dos transportes públicos, ao calcular a hora a que é necessário acordar para chegar pontualmente a  determinado compromisso. A aplicação tem em consideração fatores como o trânsito, a supressão de serviços, atrasos ou greves, evitando  o desperdício de tempo à espera de transportes, e  garantindo que o utilizador chega a horas ao seu destino.

O utilizador tem de introduzir na app dados como o destino, hora de chegada, o tempo que demora até estar pronto para sair, entre outros fatores. De seguida o Wake ‘n’ go escolhe a rota mais adequada e marca o alarme despertador de acordo com o horário dos transportes necessários.

“Enquanto estudantes e utilizadores de transportes públicos sentimos a necessidade de criar uma app que ajudasse a otimizar a experiência de utilização, que muitas vezes se torna frustrante por vários motivos. Fazê-la através da tecnologia OutSystems foi fundamental para acelerar todo o processo de desenvolvimento. Permitiu-nos adicionar elementos diferenciadores que certamente tiveram impacto no resultado da competição”, realçam André Borges e Ana Barros, os vencedores do Hackathon e criadores da app Wake ‘n’ go.

“A OutSystems tem uma ligação muito próxima às universidades portuguesas e é com muito orgulho que vemos estudantes a serem bem-sucedidos na utilização da nossa plataforma. Esta tecnologia de desenvolvimento low-code made in Portugal está a conquistar o mundo, sendo já considerada em algumas unidades curriculares”, salienta Madalena Morais da OutSystems.

Os estudantes portugueses vão agora participar na competição final do Transport Hackathon, que decorrerá entre os dias 12 e 14 de maio em Montreal, no Canadá.