Estudo da GSMA mostra mudanças económicas do ecossistema digital

De acordo com a GSMA, associação global das operadoras móveis, o estudo fornece uma base de referência factual que as operadoras, responsáveis por políticas públicas e os interessados, em geral, podem usar para avaliar as oportunidades, a dinâmica competitiva e a saúde geral do ecossistema da internet.

“A cada dia, mais de 600 mil pessoas ficam on-line pela primeira vez, apoiadas por um ecossistema altamente interdependente de empresas, incluindo operadoras móveis”, diz John Giusti, Chief Regulatory da GSMA.

O executivo acrescenta que a pesquisa proporciona uma riqueza de insights sobre a natureza evolutiva da internet e das empresas que, juntas, a dirigem.

O relatório da GSMA apresenta uma visão esclarecedora sobre o desenvolvimento da internet nos últimos cinco anos. Em particular, destaca implicações importantes dessas mudanças para o setor móvel.

Cada vez mais, o valor criado pelo ecossistema da Internet é captado por provedores de serviços on-line. Em 2015, os serviços on-line representaram quase metade das receitas de todo o ecossistema da Internet (47%, 1,4 bilião de euros) sendo que, entre esses, algumas empresas estão a expandir a sua influência em todo o ecossistema da Internet por aquisição de outras empresas em outros segmentos.

O levantamento mostra ainda que embora a receita de conectividade com a internet esteja a crescer, a proporção do valor captado pelos players de conectividade está em declínio. A receita de conectividade cresceu de 199 mil milhões de euros em 2008 para 508 mil milhões de euros em 2015, mas isso representa uma participação menor do total da cadeia de valor da Internet, um declínio de 18% para 17%, com uma queda contínua esperada para 14% em 2020.

“A conectividade é o cerne do ecossistema digital, mas os enquadramentos políticos e regulatórios não foram modernizados para refletir essas novas dinâmicas do mercado provocadas pela Internet”, diz Giusti.

O relatório completo está disponível no link.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago