Categories: CloudInovação

Estudo refere que só 26% dos projetos de IoT alcançam pleno sucesso

O novo estudo, no qual foram entrevistados 1.845 profissionais de TI e diretores executivos dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia de diversos setores que lideraram projetos de IoT, conclui que apenas um em cada quatro projetos de Internet das Coisas é bem sucedido

A pesquisa refere a importância do “fator humano”, sendo que 54% dos entrevistados referem que a colaboração entre os Departamentos de TI e linhas de negócio é um fator de sucesso. Já 49% considera que a cultura tecnológica, em que chefes de equipa são promovidos para o Conselho de Direção, é essencial.  

A verdade é que 60% dos entrevistados acreditam que, embora as iniciativas da IoT parecessem simples no papel, as mesmas são complexas. As principais barreiras citadas são o tempo para concluir; a limitação de experiência interna: qualidade dos dados; a integração da equipa e superar o que estava planeado inicialmente. O estudo indica que as organizações com maior sucesso das iniciativas IoT foram apoiados por ecossistemas de parceiros em cada fase do projeto.

Quanto aos benefícios, 73% dos inquiridos estão a utilizar dados dos projectos IoT para otimizar o negócio. As três principais vantagens referidas são o aumento da satisfação do cliente (70%), melhorias operacionais (67%) e maior qualidade dos produtos ou serviços (66%). Além disso, 39% referiu que o aumento da rentabilidade é o principal benefício não esperado.

Apesar dos desafios, muitos dos entrevistados estão otimistas sobre o futuro da IoT, 61% acreditam que estamos apenas no começo do que a IoT pode fazer pelo seu negócio.

“Todos os dias adicionamos objetos à Internet que nunca pensámos que poderiam ser conectados. Visto que nenhuma empresa pode cobrir todas as áreas, a maior oportunidade para o sucesso é a parceria com outros fornecedores para criar soluções que não só são conectadas, mas também que partilham dados capazes de se tornarem valor para organizações de qualquer setor”, referiu Inbar Lasser-Raab, Vice Presidente de Marketing de Soluções para Empresas da Cisco.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

4 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

5 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

7 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

2 semanas ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago