Estudo revela previsões para futuro da Internet em 2025

Um estudo realizado na Carolina do Norte, Estados Unidos, pelo Pew Research Center e pela Universidade de Elon conclui que em 2025 a privacidade na Internet será destinada apenas a uma elite.

Segundo o estudo, realizado na Universidade de Elon e por investigadores do Pew Research Center, no ano de 2025 prevê-se que a Internet seja omnipresente, isto é, que se torne global, imersiva e invisível.

O estudo foi realizado no contexto do vigésimo quinto aniversário da World Wide Web. De acordo com este, a troca e partilha de informação, bem como as relações em rede poderão vir a agravar o aumento das desigualdades e provocar ressentimento por parte das populações, o que pode resultar em violência.

Estas e outras questões foram levantadas no sentido de encontrar respostas relativamente ao impacto que a Internet pode vir a exercer na Humanidade, nomeadamente em questões políticas, sociais e económicas.

A parte positiva é de que a conetividade vai aumentar e as relações vão-se estabelecer a uma escala global e este fenómeno vai melhorar os níveis de instrução, o que resulta numa população geralmente mais informada e consciente.

A conclusão mais alarmante é a de que “os abusos e abusadores vão evoluir e escalar”, alertam os investigadores. “A natureza humana não está a mudar. Há preguiça, assédio, perseguição, estupidez, pornografia, truques sujos, crime e os que os praticam têm uma nova capacidade de tornar miserável a vida dos outros”.

Fenómenos como o ciberterrorismo e a violação da privacidade dos utilizadores revelam a fragilidade do futuro da navegação online. Especialistas defendem que a privacidade na Internet será exclusiva de uma elite de pessoas que poderão comprá-la.

“A Internet vai tornar-se mais penetrante mas menos explícita e visível e ficará, até certo ponto, misturada com o fundo de tudo o que fazemos”, defende David Clark, investigador científico no laboratório de inteligência artificial do MIT.

Leia também : Burlas online crescem 22%
Marina Bertolami

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago