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Estudo: utilização dos equipamentos móveis aumenta

As taxas de utilização e de adoção de equipamentos móveis estão a aumentar a nível global – em algumas categorias mais do que duplicam – o que deixa antever uma alteração significativa no comportamento dos consumidores e uma crescente preferência pelas comunicações alternativas à voz, como é o caso das mensagens de texto e Instant Messaging. As conclusões são do estudo Global Mobile Consumer Trends, realizado pela indústria de Technology, Media & Telecommunications (TMT) da Deloitte.

Pagamentos móveis em crescimento contínuo

Segundo o estudo, os níveis de utilização do mPayment estão gradualmente a aumentar a nível global, apesar de esta ser ainda uma aplicação relativamente nova. De acordo com o documento, 20 por cento dos consumidores nos mercados desenvolvidos já realizaram pagamentos móveis. Nos mercados emergentes quase metade dos inquiridos (47 por cento) afirma ter já utilizado o telefone para efetuar pagamentos nas lojas, com 65 por cento a manifestar interesse em utilizar esta tecnologia.

A China, que possui um mercado onde predominam as transações com dinheiro, tem sido nos últimos anos um dos países a adotar mais rapidamente os pagamentos móveis nas lojas, com um crescimento de 66 por cento em termos de utilização face ao ano passado.

Apesar desta tendência, os inquiridos identificaram a segurança como a principal razão para não adotarem os mPayments – com 40 por cento a demonstrarem uma preocupação com a falta de segurança dos pagamentos móveis.

Principais conclusões do estudo Global Mobile Consumer Trends da Deloitte:

  • Mobilidade em várias formas e dimensões: No seguimento das tendências anuais, o número global de consumidores que possuem equipamentos móveis continua a aumentar. 78 por cento possuem smartphones, praticamente 10 por cento têm wearables e mais de 50 por cento são donos de um tablet. Os resultados do estudo mostram ainda que um quarto dos consumidores em mercados emergentes planeia adquirir um equipamento wearable nos próximos 12 meses. Em termos de países, Singapura lidera a tabela mundial dos consumidores mais conectados. A Polónia ocupa um lugar bem próximo do topo em cada uma das categorias, seguida de perto pelos EUA, Austrália e Itália.
  • Consumidores gastam mais tempo com equipamentos móveis:Quase todos os consumidores móveis consultam os telefones até três horas após terem acordado. Nos mercados emergentes, 93 por cento dos consumidores verificam os seus equipamentos até uma hora (ou menos) depois de acordarem. Ainda 14 por cento dos inquiridos, nos mercados emergentes, consultam os telefones pelo menos 100 vezes durante o dia.
  • Mensagens de texto e Instant Messagingsão os favoritos dos consumidores: Globalmente, entre as distintas aplicações móveis disponíveis, as mensagens de texto e os serviços deInstant Messaging (IM) são aqueles que os consumidores procuram logo que acordam de manhã. Apesar do serviço de voz continuar a ser o mais utilizado nos mercados desenvolvidos, com 76 por cento dos inquiridos a reportarem a sua utilização na última semana à realização do estudo, as mensagens de texto surgem logo atrás, com 74 por cento.
  • Preferências regionais pela rede móvel vs Wi-Fi:Nos mercados desenvolvidos, as velocidades 4G são consistentemente mais elevadas que as velocidades Wi-Fi. Na região das Américas, o Wi-Fi é a opção de ligação à internet preferida. Na Europa e Ásia Pacífico, a ligação móvel surge em primeiro lugar (4G).

Global Mobile Consumer Trends reúne informações sobre o comportamento dos consumidores, as tendências e as opiniões face a um leque variado de produtos e serviços móveis e wireless, nas diferentes regiões e em países específicos. O estudo apresenta uma perspetiva abrangente do ambiente que envolve o mercado de consumo móvel e estabelece comparações entre países e níveis de mercado. Foi realizado em 6 continentes, 31 países e contou com a participação de 49.500 inquiridos, valor que representa o comportamento de aproximadamente 70 por cento da população mundial.

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Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

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