As taxas de utilização e de adoção de equipamentos móveis estão a aumentar a nível global – em algumas categorias mais do que duplicam – o que deixa antever uma alteração significativa no comportamento dos consumidores e uma crescente preferência pelas comunicações alternativas à voz, como é o caso das mensagens de texto e Instant Messaging. As conclusões são do estudo Global Mobile Consumer Trends, realizado pela indústria de Technology, Media & Telecommunications (TMT) da Deloitte.
Pagamentos móveis em crescimento contínuo
Segundo o estudo, os níveis de utilização do mPayment estão gradualmente a aumentar a nível global, apesar de esta ser ainda uma aplicação relativamente nova. De acordo com o documento, 20 por cento dos consumidores nos mercados desenvolvidos já realizaram pagamentos móveis. Nos mercados emergentes quase metade dos inquiridos (47 por cento) afirma ter já utilizado o telefone para efetuar pagamentos nas lojas, com 65 por cento a manifestar interesse em utilizar esta tecnologia.
A China, que possui um mercado onde predominam as transações com dinheiro, tem sido nos últimos anos um dos países a adotar mais rapidamente os pagamentos móveis nas lojas, com um crescimento de 66 por cento em termos de utilização face ao ano passado.
Apesar desta tendência, os inquiridos identificaram a segurança como a principal razão para não adotarem os mPayments – com 40 por cento a demonstrarem uma preocupação com a falta de segurança dos pagamentos móveis.
Principais conclusões do estudo Global Mobile Consumer Trends da Deloitte:
O Global Mobile Consumer Trends reúne informações sobre o comportamento dos consumidores, as tendências e as opiniões face a um leque variado de produtos e serviços móveis e wireless, nas diferentes regiões e em países específicos. O estudo apresenta uma perspetiva abrangente do ambiente que envolve o mercado de consumo móvel e estabelece comparações entre países e níveis de mercado. Foi realizado em 6 continentes, 31 países e contou com a participação de 49.500 inquiridos, valor que representa o comportamento de aproximadamente 70 por cento da população mundial.
A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…
O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…
Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…
Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…
Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…
O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…