Euro 2016: Qlik indica que Portugal é favorito para passar à final

A Qlik, empresa de análise visual de dados, afirma que as probabilidades de a Seleção Nacional sair vencedora do jogo com o País de Gales são de 61,5%.

A Qlik European Championships App, ferramenta desenvolvida pela Qlik, disponibiliza dados sobre todos os Campeonatos Europeus de Futebol desde 1960, permitindo analisar e comparar seleções e jogadores, assim como avaliar as hipóteses de cada equipa ganhar. Através desta ferramenta foi possível comparar as seleções que jogam hoje e obter um histórico das mesmas.

Assim, esta é a sétima vez que Portugal chega à final de um Campeonato Europeu de Futebol enquanto que a Seleção Galesa está presente pela primeira vez nesta fase. O País de Gales conta com 10 golos em 5 jogos e 4 vitórias. A Seleção Nacional soma já 46 golos marcados em Europeus e 16 jogos ganhos.

Neste Europeu, a Seleção Galesa tem mostrado ser mais eficaz no início e no final dos jogos, com mais golos marcados entre os 10-15 minutos e nos últimos 15 minutos de jogo, enquanto que Portugal marca mais entre os 30-35 minutos.

Se o jogo chegar à marcação de grandes penalidades, Portugal tem vantagem visto que o País de Gales ainda não passou por esta experiência.

Caso Portugal chegue à final deverá jogar contra a Alemanha ou a França. Frente à Alemanha as probabilidades de vitória são de 42,9%, enquanto que com a França diminuem para 28,6%.