Munique acolhe sede mundial da nova unidade Watson IoT da IBM

A IBM inaugurou em Munique, Alemanha, a sede mundial da nova unidade Watson Internet of Things (IoT). E aproveitou para lançar também uma série de novas ofertas e capacidades com o objetivo de alargar o poder da computação cognitiva a milhões de dispositivos, sensores e sistemas interconectados que compõem a IoT.

A empresa norte-americana disse em comunicado enviado à imprensa que estas novas ofertas estarão disponíveis através da IBM Watson IoT Cloud, a nova plataforma da companhia para a área da Internet das Coisas.

Para além das valência IoT, Munique acolherá  ainda o primeiro Centro Europeu de Inovação IBM Watson que, em conjunto com a nova unidade Watson IoT, reunirá mil especialistas, entre consultores, investigadores, programadores e designers. “Em colaboração com clientes e parceiros, o objetivo é incentivar a inovação e a criação de novas soluções e oportunidades de negócio na área da IoT e da computação cognitiva. Este anúncio representa o maior investimento da IBM na Europa nas últimas duas décadas”, lê-se no comunicado.

Ainda com o propósito de acelerar o desenvolvimento de soluções e serviços neste campo, a IBM vai colocar à disposição na sua nova plataforma Watson IoT Cloud as API e os serviços do IBM Watson, ajudando a dar sentido ao crescente volume de dados que encontramos neste mundo físico que se está a tornar cada vez mais digital.

Como tal, clientes, start-ups, universidades e o ecossistema de parceiros passam a ter acesso direto a uma plataforma IBM aberta, baseada na cloud, para testar, desenvolver e criar a próxima geração de aplicações, serviços e soluções cognitivas na área da Internet das Coisas. Os setores automóvel, da eletrónica, da saúde e dos seguros, na linha da frente da inovação 4.0, estão entre os que mais podem beneficiar.

A IBM anunciou ainda a abertura de oito novos centros Watson IoT em todo o mundo dedicados à experiência do cliente. Estes centros oferecem aos clientes e parceiros acesso à tecnologia, a novas ferramentas e a especialistas da Companhia para que possam desenvolver e criar novos produtos e serviços que utilizem inteligência cognitiva através da plataforma IBM Watson IoT Cloud.