European Innovation Academy decorre em Portugal pela primeira vez

Este ano, a European Innovation Academy (EIA) realiza-se pela primeira vez em Portugal. O mesmo consiste num programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. Serão ao todo três semanas de trabalho, que acontece entre 16 de Julho e 4 de Agosto. De acordo com o comunicado, tem como objetivo criar “startups tecnológicas líderes do mercado”.

Em Portugal, a EIA estabeleceu uma parceria com o Banco Santander Totta, que será o parceiro único junto das instituições de Ensino Superior Portuguesas e na área financeira. Inês Oom de Sousa, Administradora do Banco Santander Totta, realça que “o Banco quer estar na linha da frente de projetos inovadores, pelo que fazia todo o sentido associar-se a uma iniciativa com a magnitude da European Innovation Academy”. E acrescenta que “é preciso trazer para Portugal novas ideias, cultivar competências empreendedoras e um novo dinamismo em termos de negócios, pois só assim podemos trazer valor acrescentado ao nosso País”.

No que diz respeito às directrizes do programa, o EIA potencia o empreendedorismo, com o intuito de reunir os melhores estudantes universitários de conceituadas universidades americanas, asiáticas e europeias. Ao todo serão 400 participantes, de 63 nacionalidades, oriundos de 40 Universidades. A Academy tem a participação de aceleradoras de Silicon Valley e é desenvolvido em colaboração com instituições de topo, como a UC Berkeley, a Stanford University e a Google.

Os estudantes formam equipas de empreendedores, sendo enquadradas num ecossistema multicultural constituído por formadores, mentores e empresas de capital de risco. O objetivo é, em três semanas, criar 50 projetos de diferentes áreas – smart devices, big data, IoT, 3D printing e aplicações web – que possam ser apresentadas aos investidores que estarão em Portugal para esse efeito.

A EIA estabeleceu igualmente parcerias com a Câmara Municipal de Cascais, a Universidade NOVA de Lisboa e o Beta-i. Para já, vai instalar-se no Centro de Congressos do Estoril, mas no futuro irá funcionar no novo Campus de Carcavelos da NOVA, do qual o Banco Santander Totta é fundador.