Everis promove competição de 100 mil euros para empreendedores nacionais

A everis está a promover uma nova edição dos seus prémios para a investigação nacional, cujas candidaturas estão abertas até 31 de março. O projeto vencedor receberá 60 mil euros.

O Prémio Empreendedores da Fundação everis procura projetos em três áreas: Novos Modelos de Negócio em Economia Digital, Biotecnologia e Saúde e Tecnologias aplicadas à Indústria e Energia. A intenção, diz a everis, é captar novos talentos nas áreas da investigação e inovação.

Os projetos têm de ser submetidos até 31 de março no site dos prémios. O grande prémio é de 60 mil euros e as equipas que receberem Menções Honrosas vão partilhar um bolo de 40 mil euros, num total de 100 mil. Aqueles que chegarem à fase final do concurso poderão também aceder a serviços de consultoria de cinco mil euros, sendo que o vencedor receberá serviços no valor de 10 mil euros.

A avaliação das candidaturas será da responsabilidade de um painel de especialistas, onde se incluem investidores, quadros diretivos de empresas que compõem o tecido empresarial português nas áreas abrangidas pelo prémio, bem como elementos do grupo everis. O júri vai selecionar os melhores projetos em cada uma das três categorias e passar a um processo de mentoring, baseado no modelo de incubadora de negócios utilizado em Sillicon Valley.

Os critérios de avaliação são o grau de inovação, modelo de negócio e solução proposta, nível de desenvolvimento e potencial de crescimento, e cumprimento das metas. Os projetos deverão identificar a sua proposta de valor, parceiros estratégicos, recursos chave, canais a privilegiar na implementação, os destinatários e a sua segmentação, as principais medidas a tomar e a estrutura de custos.

Estes prémios, diz a everis, já apoiaram a implementação de vários projetos a nível mundial e nacional, um dos quais o projeto português de investigação para a deteção de cancro da Bexiga, Uromonitor, vencedor da edição de 2015.