everis tem 70 mil euros para oferecer a projeto inovador de base tecnológica

Numa altura em que o Planeta se vê confrontado com um desafio sem precedentes na vida moderna, o combate à pandemia provocada pelo COVID-19, a Fundação everis acredita que a inovação e o empreendedorismo podem ser dois veículos para a comunidade internacional superar este desafio global e lança a 19ª edição dos everis Awards.

A iniciativa propõe-se oferecer 70 mil euros a um projeto inovador de base tecnológica. As candidaturas decorrem até ao dia 21 de junho de 2020, através do portal everisawards.pt.

A iniciativa destina-se a empreendedores, empresários individuais e coletivos, que têm apenas de preencher um formulário digital para se candidatar a uma de três categorias possíveis: Novos modelos de negócio na economia digital, Tecnologias setoriais e Biotecnologia e Saúde.

Procuram-se projetos de base tecnológica que se encontrem, pelo menos, em fase de prototipagem, ou seja, com um produto mínimo viável ou um modelo que confirme a solução para o problema identificado. Algo que permita gerar uma transformação positiva e duradoura na vida das pessoas ou contribuir para uma sociedade mais sustentável.

A iniciativa decorre em duas fases. A primeira, de caráter local, pressupõe a identificação do vencedor português, que recebe 10 mil euros em numerário e a fundo perdido, juntamente com um serviço de mentoring de 7 mil euros, que pode ser usufruído num período de até três meses.

A vitória na edição local garante aos empreendedores o acesso direto à final internacional dos everis Awards, a segunda fase da iniciativa, que se realiza durante a everis talent week, em Madrid, no final de novembro. Nessa ocasião, para além do contacto com outros empreendedores e investidores, os vencedores locais habilitam-se a receber o prémio final, no valor de 60.000 Euros em numerário, a que se somam até 10 mil euros em serviços de mentoring. A decisão, em ambas as fases, cabe a um júri composto por académicos, empreendedores e empresários de reconhecido mérito e competência.

A atribuição destes prémios representa uma contribuição da everis para o desenvolvimento do projeto, e é compatível com a obtenção de outros subsídios ou do contributo de terceiros, sem que tal implique a aquisição de qualquer direito económico ou de outro tipo na empresa ou projeto vencedor.

Em edições anteriores, os projetos portugueses já conquistaram dois primeiros lugares na final internacional, assim como duas Menções Honrosas. A edição portuguesa de 2019 dos prémios everis foi conquistada pela LifeTag Diagnóstics, uma empresa sediada no Biocant, Park, em Cantanhede, que se propôs desenvolver um marcador de diagnóstico da permeabilidade intestinal. Uma tecnologia que permite diagnosticar a patologia com mais precisão, de forma não invasiva e sem efeitos secundários, reduzindo de forma significativa o incómodo sentido pelos doentes.

Esta iniciativa demonstra a crença da everis no talento como base da criação de valor. Recorde-se que a everis está em Portugal há mais de 20 anos, sendo atualmente composta por uma equipa local de mais de mil profissionais envolvidos no desenvolvimento de projetos de Consultoria, Transformação, Tecnologia e Operações.