Portuguesa BlueWorks na final do concurso de empreendedorismo no Japão

A everis revelou que a BlueWorks foi a vencedora portuguesa do Open Innovation Contest 9.0 e em março vai representar Portugal na final mundial a decorrer em Tóquio, no Japão. A solução da startup permite integrar e centralizar a informação de exames realizados em diversos equipamentos médicos da área de oftalmologia numa só plataforma.

A BlueWorks, empresa de Coimbra, dedica-se à criação de sistemas inovadores para apoio à oftalmologia, cujo produto emblemático é o OphthalSuite, uma solução de gestão de imagem e dados de oftalmologia.

Atualmente utilizado em diversos hospitais públicos e clínicas privadas, tanto em Portugal como no Reino Unido, permite, além de outros benefícios, a poupança de tempo e de recursos, uma vez que os exames ficam disponíveis para visualização dos médicos em tempo real, não sendo necessário que estes profissionais se desloquem aos equipamentos para pesquisar e consultar exames, não sendo necessário o uso de múltiplos softwares isolados, em paralelo.

À semelhança da edição anterior, Lisboa foi uma das cidades escolhidas para participar no Open Innovation Contest. Na nona edição, o concurso de empreendedorismo está a decorrer em 20 cidades de 18 países e a BlueWorks foi a startup escolhida, estando assim perto de ser a vencedora da grande final mundial e poder trabalhar em colaboração com a NTT Data na criação de projetos conjuntos.

O júri que analisou os projetos das startups foi composto por António Brandão de Vasconcelos, Chairman da everis Portugal, Luís Vaz de Carvalho, Manager da área de Business Consulting da everis Portugal, Pedro Vilarinho, Director da Hi Seed Tech, João Andrade, Head of Venture Capital na BIG Start Ventures, Kotaro Zamma, Head of Open Innovation and Business Incubation na NTT Data Corporation e por Kaz Okada Senior Expert, Open Innovation and Business Incubation daNTT Data Corporation.

António Vasconcelos, Chairman da everis em Portugal afirma em comunicado que“o NTT Data Open Innovation Contest é uma oportunidade para todos os empreendedores que pretendem expandir os seus negócios a uma escala global. ” E conclui dizendo que “ A Blueworks é um caso interessante de uma startup que se dedicou a uma solução de  nicho, na área da saúde, e que pode beneficiar muito desta sinergia com um gigante como a NTT Data ”.