A evolução dos Samsung Galaxy S ao longo dos tempos

cintillo-mwc2014

Com a apresentação do Samsung Galaxy S5, a empresa coreana quis demonstrar a evolução do seu smartphone icónico e permitiu que se tornasse na fabricante de telemóveis Android mais importante do mundo.

SAMSUNG CSC

Apesar de, possivelmente, o único smartphone que gerou mais espectativas do que o Samsung Galaxy S ser o iPhone, e embora hajam muitas outras marcas com terminais mais potentes, baratos e com mais funções, ambas as marcas converteram-se em referências na área dos smartphones, marcando as tendências a seguir.

No caso do Samsung Galaxy S, desde a sua primeira versão até este último S5, já passaram mais de quatro anos, e como se pode comprovar na imagem comparativa da sua evolução, melhorou bastante de ano para ano.

Longe do Samsung Galaxy S com uma CPU de um único núcleo Cortex-A8 a 1GHz e uma discreta GPU PowerVR SGX540, podemos agora encontrar no S5 um SoC com um processador Qualcomm MSM8974AC 801 de quatro núcleos a 2,5 GHz e GPU Adreno 330.

Embora também seja verdade que a evolução neste aspeto, no que diz respeito ao Galaxy S4, tem sido muito mais discreta, com uma RAM de 2 GB e com um ecrã Full HD com 5,1 polegadas em comparação com as cinco polegadas do S4.

A bateria aumentou dos 1500 mAh para os 2800 mAh, e no respeitante ao ecrã, passou dos cinco megapixéis do primeiro Galaxy para os 16 MP dos atuais, com capacidade de vídeo 4K. Além dos muitos sensores e extras do S5, que o S4 já tinha, foram adicionados um medidor de tensão arterial, leitor de impressões digitais e o esperado IP67, com que agora se torna resistente à água e à poeira.