Facebook direciona “mira publicitária” para África

Cada vez mais são os utilizadores em África que utilizam o Facebook, um número que todos os meses cresce, fazendo com que a maior rede social do mundo tenha agora acesso a uma nova audiência, que poderá apresentar aos seus anunciantes.

Dos cem milhões de utilizadores em África, 80 por cento acedem à rede através dos seus dispositivos móveis num continente com uma bastante reduzida penetração de serviços online e onde são ainda poucos aqueles que possuem um smartphone, disse hoje o Facebook.

No segundo trimestre, as receitas globais de publicidade mobile do Facebook subiram mais de 150 por cento, representando cerca de 62 por cento das receitas totais de publicidade.

Nicola Mendelsohn, vice-presidente das operações EMEA (Europa, Médio Oriente e África), disse que este novo território por explorar emerge como uma excelente oportunidade de negócio.

De acordo com um estudo revelado pela Ericsson no início deste ano, sete em cada dez consumidores no continente africano acedem à Internet recorrendo aos seus telemóveis, ao passo que apenas seis por cento liga-se à Grande Rede através de computadores desktop.

Mendelsohn acrescentou que o Facebook canalizará agora parte das suas forças para tentar perspetivar de que forma os consumidores africanos utilizam a rede social e disse que a empresa estaria a ponderar abrir um escritório em África em 2015, embora a localização exata não tenha sido revelada.

A vice-presidente afirmou também que o Facebook está a desenvolver produtos que se adaptem às necessidades específicas dos vários países onde opera.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg, o jovem multimilionário de Menlo Park, conta com mais de 1,5 milhões de anunciantes ativos e com uma base de utilizadores ativos que supera os 1,3 mil milhões.

Apesar de não ter revelado o peso da contribuição de África para as receitas publicitárias, Mendelsohn disse que os países Europeus, do Médio Oriente e do continente africano geram 30 por cento das receitas globais do Facebook.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago