Facebook lança projeto para reforçar laços com os media

O Facebook acaba de anunciar um novo programa para estabelecer laços mais fortes com os mediq, Facebook Journalism Project. Esta iniciativa vem na sequência das recentes polémicas com noticias falsas, nomeadamente, durante a campanha das eleições presidenciais americanas.

O projeto pretende ser uma forma de colaboração com novas organizações para desenvolver produtos, aprender com os jornalistas de que forma podem ser um melhor parceiro e trabalhar com editoras e educadores sobre como podem manter os leitores informados.

A empresa também referiu que vai trabalhar com várias organizações para promover a “literacia de notícias” e ajudar os utilizadores a decidir quais fontes são confiáveis.

“Importamo-nos muito em assegurar que um ecossistema saudável de notícias e jornalismo pode vingar”, disse Fidji Simo, Diretora de Produto do Facebook.

O projeto ‘Facebook Journalism’ irá trabalhar em três vertentes:

1) Desenvolvimento colaborativo de notícias

– Novos formatos de storytelling
– Notícias locais
– Modelos de negócios emergentes
Hackathons
– Continuar a ouvir

2) Formação e Ferramentas para Jornalistas

– Formação
– Ferramentas
– Apoio de testemunhas independentes´

3) Formação e Ferramentas para todos

– Promover a literacia noticiosa
– Continuação de esforços para acabar com notícias falsas

Este anúncio foi feito após a empresa ter contratado, há alguns dias,  o ex-repórter da CNN Campbell Brown para liderar a equipa de parcerias.