Dezenas de aviões da American Airlines, em especial da frota de Boeings 737 da companhia aérea norte-americana, viram-se impedidos de descolar por causa de uma pane no software dos iPads que equipam as cabines de comando dos aviões.
Os tablets, que operam sobre um software especializado desenvolvido pela Jeppesen, uma divisão da Boeing Digital Aviation, ficaram com os ecrãs “congelados”, impossibilitando o acesso aos mapas e cartas de navegação.
Ao USA Today, a American admitiu o problema e explicou que alguns pilotos precisaram de retornar com as aeronaves aos portões de embarque para reconectar via Wi-Fi e restaurar o software de navegação.
No Twitter, várias pessoas relataram o ocorrido, após comunicação da tripulação, justificando o atraso na descolagem. Foi de um suposto comentário da tripulação que veio a informação que toda a frota de aviões 737 teria sido afetada.
A American Airline, há aproximadamente dois anos, decidiu substituir os manuais aéreos impressos por versões digitais embarcadas em iPads, tanto para facilitar a vida das tripulações como para economizar. Pelas estimativas da companhia, num perspetiva anual, a troca equivaleria a 1,2 milhões de dólares.
Depois de receber a aprovação da FAA (Administração Federal de Aviação norte-americana), a companhia embutiu cerca de 8 mil tablets da Apple nas suas aeronaves, eliminando quase 16 quilos de papel por avião. A American havia sido a pioneira entre as grandes companhias a digitalizar a sua documentação de bordo. Até agora, nenhum problema havia ocorrido.
*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil
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