Falha na Internet provoca revisão da proteção da rede na China

Uma falha no Grande Firewall da China que fez com que milhões de internautas fossem ironicamente reencaminhados para a página inicial de uma empresa norte-americana especializada em ajudar pessoas a evitar a censura de Pequim à rede.

China GoogleEsta semana, centenas de milhões de pessoas que tentavam visitar os sites mais populares da China, acabaram por ser redirecionados para a Dynamic Internet Technology (DIT). Esta é uma empresa que vende aos utilizadores chineses serviços sob medida contra a censura online.

Consta que um erro humano seja a provável causa deste erro. Os especialistas disseram que a avaria pode ter sido resultado de um ataque de hackers.

A DIT está ligada ao Falun Gong, um grupo espiritual banido na China que foi responsabilizado por ataques de hackers no passado.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Qin Gang, disse apenas “Eu não sei quem fez isso ou de onde veio, mas o que eu quero salientar é o que isso nos faz lembrar mais uma vez que a manutenção da segurança da Internet precisa de uma fortalecida cooperação internacional. Isso mostra mais uma vez que a China é uma vítima de hackers.”

A estatal Centro de Informação da Rede de Internet da China (CIRIC) disse que “o ataque” à Internet do país está sob investigação.