“Faz a tua parte por uma internet melhor”

Portugal vai associar-se às comemorações europeias do Safer Internet Day com um seminário aberto ao público. Vai ser hoje, no Fórum Picoas, em Lisboa, a partir das 9.30.

Portugal assinala a efeméride europeia com a realização do Seminário Dia da Internet Mais Segura, um evento organizado pelo Consórcio Centro Internet Segura em colaboração com a Fundação PT. “Faz a tua Parte por uma Internet Melhor” é o mote deste dia.

As redes sociais e as tecnologias andam de mãos dadas e para onde quer que nos dirijamos há sempre um sítio com wifi que nos permite entrar no mundo digital, através do smartphone, do tablet, ou do laptop. São múltiplos os meios que utilizamos para nos conectarmos.

Como gerimos esta necessidade de estar sempre ligado? Como protegemos a nossa informação? Que mu- danças estão a ocorrer na interação com o outro? Qual a importância de ser popular na rede? Estas e outras questões serão objeto de reflexão e debate no evento que irá envolver especialistas e representantes de diversas áreas de atuação na sociedade – académicos, psicólogos, forças de investigação criminal, media, entre outros, – para a discussão dos desafios que a utilização da Internet suscita no comportamento das pessoas e, em particular, no dos jovens.

Segundo a organização, esta iniciativa pretende proporcionar aos participantes um momento informativo e uma experiência de networking e partilha de boas práticas na rede, bem como fornecer ferramentas, recursos e conselhos que promovam uma utilização responsável da web e ajudem a prevenir os perigos da Internet.

O seminário tem início marcado às 9h30 no auditório 2 do Fórum Picoas e decorre em duas sessões, cuja participação é gratuita. Uma sessão dirigida a todos os interessados no tema e para a qual é necessária inscrição prévia. E uma sessão para jovens, alunos do 9.º ao 12.º ano e Associações Juvenis, durante a tarde.

Durante a manhã os convidados falarão sobre privacidade e proteção de dados pessoais e sobre dependências das tecnologias. Para desenvolver estes temas estarão presentes especialistas de diversas áreas.

À tarde, a partir das 14h00, a palavra será dos mais jovens e a sessão contará com a participação de um representante do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, de Pedro Fernandes, apresentador da RTP, bem como de representantes das Associações Juvenis de âmbito nacional para falar do tema “A vida para além do like”. Será ainda apresentada a peça de teatro “Comunicar em Segurança – ID s Tua Marca na Net” com os atores Pedro Górgia, Alexandre Silva e Tiago Aldeia.

Estão ainda na agenda deste Seminário ações de sensibilização para os riscos da exposição online, ações de networking e a apresentação dos novos recursos do Centro Internet Segura e do SeguraNet.