Categories: Inovação

Fibrenamics desenvolve nova geração de máscaras e materiais de proteção

A Fibrenamics, interface de I&D da Universidade do Minho, está a desenvolver seis projetos de investigação para a criação de uma nova geração de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Trata-se de um produto com propriedades únicas que, em alguns casos, além de permitirem a sua reutilização, proporcionam ainda uma maior capacidade de filtração bacteriana e vírica,  com propriedades hipoalergénicas.

O desenvolvimento destes projetos de EP’Is é realizado em conjunto com diversas entidades portuguesas e envolve um investimento total em I&D de cerca de 3 milhões de euros.

Tendo em consideração as preocupações globais em torno da COVID-19, a sobrecarga dos sistemas de saúde e um claro desajustamento da oferta de equipamento de proteção face à respetiva procura, estes projetos têm como objetivo dar resposta a essas necessidades.

Procuram ainda acrescentar valor que visa, por um lado, contribuir para a diminuição da dependência de mercados externos para a matéria prima principal (capacidade filtrante), ajudar a combater a poluição ambiental, apresentar EPI’s com níveis de proteção melhorada, e sobretudo dotar a industria nacional de capacidade técnico e cientifica para o desenvolvimento e produção dos mesmos.

Cada um destes projetos está a ser desenvolvido em parceria com a Fibrenamics, da Universidade do Minho, e pretendem responder a especificações e objetivos diferenciadores.

“É com a missão de podermos ajudar a responder às necessidades e a mitigar a transmissão comunitária de SARS-CoV-2, que em conjunto com diferentes parceiros, nos lançámos nestes desafios de desenvolver EPI’s verdadeiramente inovadores e com impacto na sociedade”, explica João Bessa, Technology Manager da Fibrenamics da Universidade do Minho.

Os projetos estão a ser desenvolvidos no âmbito do sistema de incentivos das atividades de investigação e desenvolvimento e investimento em infraestruturas de ensaio e otimização no contexto do Covid-19, com o apoio do Portugal 2020 e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia.

Bit Magazine

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

23 horas ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

2 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago