Categories: CyberwarSegurança

Foco de cibercriminosos em 2017 é a pequena empresa, alerta G Data

Esse foco nas PME em 2017 segue uma tendência que se vem a analisar nos últimos anos, depois  do sequestro de dados corporativos por meio da contaminação das redes corporativas via ransomware se ter tornado a principal fonte de renda dos criadores de vírus de computador. Por este motivo, novos e mais sofisticadas variantes de ransomware deverão surgir ao logo do ano, segundo os especialistas da G Data.

“Qualquer empresa é alvo do ransomware, mas as pequenas são mais atrativas para criminosos porque elas formam a maioria na econômica mundial e são mais frágeis em termos de segurança digital”, afirma Tim Berghoff, especialista em segurança da G Data. “Além disso, a procura por privacidade por parte utilizadores domésticos e empresariais, o crescimento da Internet das Coisas em vários setores, vai impulsionar os debates sobre como elevar a proteção de dados”, complementa.

A G Data e a FistSecurity têm uma linha de produtos de segurança focada nas pequenas e médias empresas, além de ofertas para utilizadores domésticos.

Tim Berghoff sublinha também que os ataques aos dispositivos móveis e IoT estão a tornar-se mais frequentes. Eles incluem agora, por exemplo, os router e redes Wi-Fi, “o que oferecerá aos criminosos mais opções de ataques”, destaca.

Segundo um estudo da especialista em segurança Kaspersky Lab, publicada no final de 2016, os ataques de ransomware são tão frequentes que a cada 40 segundos uma empresa é alvo do golpe. Só no ano passado, foram descobertas 62 novas famílias de ransomware operacionais.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago