Foco na rapidez é ameaça à inovação

Um estudo Outsystems indica que as empresas gastam cerca de um terço do budget de TI a pagar a ‘dívida técnica’.

A OutSystems anunciou que 69% dos líderes tecnológicos identificam a ‘dívida técnica’ – conceito utilizado no desenvolvimento de software que reflete o custo implícito de escolher um caminho mais rápido e fácil – como a principal ameaça para a capacidade de inovação das empresas.

Esta é uma das conclusões do mais recente relatório da OutSystems ‘A Ameaça Crescente da Dívida Técnica”.

Com a COVID-19 a expor vulnerabilidades de organizações em todo o mundo, este  inquérito analisa o custo da ‘dívida técnica’ em empresas de várias indústrias e geografias.

“A combinação do código antigo com a nova geração de apps mobile, aplicações stack e a disseminação de SaaS está a roubar recursos, tempo e a capacidade para inovar às organizações’, explica Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems.

Na verdade, à medida que as empresas se esforçam para se reconstruírem após os  desafios do último ano, a ‘dívida técnica’ tem emergido como um dos principais bloqueios para a inovação e recuperação, especialmente em empresas focadas no crescimento, diz o mesmo relatório.

Em todos os setores, isto resulta do desenvolvimento de soluções implementadas rapidamente “para maximizar a velocidade, ao invés de se otimizar para o futuro”.

Com base num inquérito global feito a 500 líderes tecnológicos, incluindo Portugal, o relatório da OutSystems destaca os desafios que as empresas enfrentam enquanto se confrontam com as muitas causas da ‘dívida técnica’.

Entre esses desafios, está o facto de a maioria (69%) dos líderes tecnológicos afirmar que a ‘dívida técnica’ limita a sua capacidade de inovação, com 61% a referir que tal prejudica o desempenho da sua empresa, e 64% a concordar que vai continuar a ter um impacto relevante no futuro.

Existe ainda um custo de oportunidade muito grande para empresas de todas as dimensões e em todos os setores, “na medida em que despendem tempo, dinheiro e outros recursos para colmatar a ‘dívida técnica’ em vez de se focarem na inovação”.

A ‘dívida técnica’ aumenta à medida que as empresas crescem sendo que “grandes empresas gastam em média 41% do seu orçamento de TI em ‘dívida técnica’, enquanto as pequenas organizações gastam 27%”.

 

Leia também : OutSystems adquire Ionic