Categories: CyberwarSegurança

FortiGuard Labs ajuda Interpol a identificar cibercriminosos

De acordo com a empresa, a investigação possibilitou encontrar o grupo de criminosos online responsáveis por milhares de ataques que totalizam mais de 16 milhões de euros que envolvem centenas de vítimas em mundo todo. Foram descobertos 419 ataques em sites de encontros, no site Alibaba, vários roubo de contas bancárias e desvio de pagamentos. Para além disso, foi também encontrada uma grande rede de lavagem de dinheiro para a distribuição dos fundos.

Os criminosos usavam dois tipos de golpes de engenharia social direcionados a empresas: fraude de desvio de pagamento e fraude aplicada ao CEO. Isso reforça a predominância de uma técnica de ameaça avançada chamada “mistura de comportamento” que permite que os hackers entrem e se misturem numa rede comprometida, impedindo que sejam detectados por longos períodos.

“A Fortinet age para combater cibercrimes não somente por meio da inovação de produtos e serviços com o Security Fabric da Fortinet, mas também com colaborações para o setor privado e setor público em geral. É uma tradição na área de segurança compartilhar informações sobre investigações de ameaças, como inteligência, análise de dados e ameaças ou vulnerabilidades recém-descobertas”, indicou Derek Manky, estratega de segurança global da Fortinet.

Manky alertou que a ação é para ajudar a antecipar as ameaças, e não corrigir os danos provocados. E acrescentou que os fornecedores de soluções de segurança têm a responsabilidade de partilhar com as organizações públicas e privadas as suas descobertas sobre ameaças.

“A melhor forma de combater o impacto negativo dos cibercriminosos é a parceria baseada em inteligência de diversas fontes. O cibercrime não tem limites, e este é um bom exemplo de esforço colaborativo global para resolver o que, na verdade, é um problema complexo. Precisamos dar o exemplo e ir atrás dos cibercriminosos e dos seus ativos”, sugere o executivo.

“As pessoas em geral, e principalmente as organizações, precisam estar alertas para este tipo de fraude online. É exatamente por meio deste tipo de colaboração entre o setor público e privado que a Interpol continuará a ajudar os países membros a levar os cibercriminosos à justiça, não importando a sua localização”, afirmou Noboru Nakatani, diretor-executivo do complexo global de inovação da Interpol.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago