Foxconn deixa de fabricar iPhone 5c

Um dos principais parceiros da Apple, a Foxconn, anunciou que vai deixar de produzir o iPhone 5c numa das suas fábricas e transferir a produção para o 5s. As vendas do iPhone 5c estão a dececionar, ao contrário do 5s que estão a superar as expetativas.

iphone-5s-black-champagne-greyAs expetativas para o 5c eram altas, pois modelo seria uma opção mais diferenciada em termos de preço relativamente ao modelo topo de gama, mas a sua procura está bem abaixo do previsto.

Já no mês passado se tinha dado conta de uma redução na produção do 5c noutro parceiro asiático da Apple, a Pegatron. A redução da produção na Foxconn com a desativação da fábrica terá sido na ordem dos 20 por cento.

Em contrapartida, a procura do iPhone 5s tem superado as expetativas. A fábrica da Foxconn que deixa agora de produzir o iPhone 5c, passará a produzir o 5s.

Desde o lançamento do 5C que alguns investidores da Apple ficaram preocupados com a aceitação do novo dispositivo de custo mais baixo. No entanto, um relatório realizado pela empresa de pesquisa de mercado TrendForce afirma que o número de iPhones 5S e 5C despachados somam 60 por cento dos 33,8 milhões de iPhones vendidos no último trimestre.

A empresa adianta ainda que as quantidades de dispositivos despachados foram divididas equilibradamente no período.

Numa previsão para o quarto trimestre, a TrendForce revela que a Apple cortou a quantidade de pedidos de iPhones 5C para menos onze milhões de unidades que no terceiro trimestre, devido às vendas serem mais baixas do que o esperado. Em compensação, a empresa aumentou a quantidade de pedidos de iPhones 5S.

A empresa de pesquisa espera que o 5C some apenas 24 por cento das vendas totais de iPhones para o período e o iPhone 5S deve ficar com a maior parte das vendas do quarto trimestre.

A TrendForce espera ainda que as vendas do final do ano subam para 48,9 milhões de unidades, quase 2,2 por cento a mais que as 47,8 milhões de vendas do mesmo período de 2012.