Fraunhofer Portugal Challenge procura ideias de base tecnológica em Portugal

As candidaturas decorrem até dia 31 de julho e serão premiadas seis ideias com um prémio global de 9 mil euros.

São 70 vencedores, 35 em cada categoria (Mestrado e Doutoramento), e mais de 105 mil euros em prémios científicos.

Este é o balanço de 12 anos do Fraunhofer Portugal Challenge que continua a premiar as melhores ideias tecnológicas, agora valorizando também o seu impacto para a sustentabilidade.

O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias que premeia as melhores propostas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas.

O concurso distingue ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos. A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável, são alguns dos desafios atuais.

A ciência e a tecnologia voltam a ser os principais aliados dos candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge na procura de contributos para estes desafios.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a missão da Fraunhofer Portugal: desenvolver investigação com aplicabilidade para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações.

A edição deste ano conta com uma novidade, o formato ON THE ROAD, segundo o qual, todos os anos, uma universidade diferente será a anfitriã da iniciativa.

O objetivo da organização é apostar na proximidade com o seu público: estudantes, investigadores e universidades.

Nesta edição de 2022 será a Universidade de Aveiro a acolher o evento final do concurso de ideias.