Iniciativa S+T+ARTS procura projetos de cooperação e inovação

Promovida pela Comissão Europeia, trata-se de premiar dois projetos inovadores que resultem do cruzamento entre Ciência, Tecnologia e Artes com impacto na inovação económica e social.

Decorrem até ao próximo dia 2 de março as candidaturas ao STARTS Prize – Innovation at the Nexus of Science, Technology and the Arts, uma iniciativa da Comissão Europeia, com a consultoria da INOVA+, para dinamizar alianças entre a tecnologia e a prática artística.

A S+T+ARTS é uma iniciativa que, desde 2015, tem promovido vários projetos para estimular a cooperação e a inovação na ligação das áreas da criatividade e inovação na ciência, na tecnologia e nas artes.

Aberto a artistas, profissionais criativos, investigadores e empresas de todo o mundo, o Prémio STARTS atribui dois prémios em dinheiro, no valor de 20.000 euros cada.

Assim, o Prémio Colaboração Inovadora homenageia a colaboração entre a indústria ou tecnologia e os setores artísticos e criativos que abrem novos caminhos para a inovação; já o Prémio Exploração Artística vem  homenagear as investigações artísticas e trabalhos cuja adoção pelas artes demonstrem grande potencial para influenciar ou alterar o uso, aplicação ou perceção da tecnologia.

As submissões dos projetos podem ser efetuadas até dia 2 de março, com a reunião do júri a decorrer no início de maio.

Com a coordenação da Ars Electronica, o STARTS Prize é promovido pelo consórcio que integra a consultora de inovação portuguesa INOVA+, a BOZAR, Waag, T6 Ecosystems, French Tech Grande Provence e Frankfurter Buchmesse.

“Desde 2016 que a INOVA+ está envolvida na iniciativa S+T+ARTS da Comissão Europeia, sendo a entidade responsável, entre outros contributos, pelo alargamento, fortalecimento e dinamização da comunidade STARTS Ecosystem, projetando cada vez mais a notoriedade e alcance da iniciativa à escala europeia”, afirma Ana Leal, Diretora da Unidade Research&Innovation.

Na edição de 2021 sagrou-se vencedores do STARTS Prize o projeto Remix el Barrio, fabricantes de biomateriais de resíduos de alimentos.