Free Now integra Kapten na sua aplicação em Portugal

App de táxis no mercado português e plataforma TVDE passam a ser uma só: a Free Now vai disponibilizar táxis, TVDE e trotinetes elétricas na mesma aplicação.

A Free Now,  plataforma de mobilidade europeia, acaba de anunciar oficialmente que vai integrar a Kapten na sua plataforma em Portugal, passando a disponibilizar na mesma app o serviço de táxis e de TVDE, sendo a primeira plataforma de mobilidade a juntar estes dois serviços na mesma aplicação.

A integração irá acontecer de forma gradual ao longo dos próximos meses e deverá ficar completa ainda na primeira metade do ano.

Esta integração surge do seguimento do rebranding da marca, de Mytaxi para Free Now, realizado em 2019, e está relacionada com a estratégia já anunciada de contribuir para uma cada vez melhor e mais completa oferta de mobilidade. Com a união destas duas importantes marcas de mobilidade, a Free Now passa a oferecer aos passageiros uma maior liberdade de escolha e conveniência, que vai possibilitar que se desloquem do ponto A para B, da forma que melhor se adapta às suas necessidades. O futuro passa por adicionar mais serviços à app.

Esta é uma grande mudança para o mercado português, mas para Sérgio Pereira, até aqui diretor-gfral da Kapten em Portugal e que assume a partir de agora o cargo de diretor-geral da Free Now Portugal, será algo benéfico quer para passageiros, quer para motoristas: “tanto os táxis como os TVDE vão continuar a desempenhar um papel muito importante na nossa oferta futura de mobilidade. Estamos convencidos que este passo é uma mais valia para ambos, e que tanto os motoristas de táxi como os de TVDE vão beneficiar de uma maior procura, uma vez que com esta integração a Free Now mais que duplica o número de utilizadores, alcançando um milhão em Portugal. Além disso, temos de juntar a este número os utilizadores estrangeiros que visitam o país. Já na perspetiva dos passageiros passam a ter mais opções de mobilidade numa só app, podendo escolher entre as várias vantagens oferecidas por estes dois tipos de serviços. Além da oferta de táxi e TVDE, os utilizadores têm ainda a possibilidade de poder complementar o seu percurso com as e-scooters e e-bikes da hive”.

Sérgio Pereira explica ainda o motivo pelo qual o mercado português foi o escolhido para dar o primeiro passo: “o grupo Free Now considerou desde o primeiro momento Portugal como o país ideal para ser pioneiro na integração de táxis e TVDE na mesma app, sobretudo porque já o foi noutros momentos e tem sido um exemplo de sucesso a nível internacional. Esta é mais uma aposta da marca no mercado português”.

Numa primeira fase, os utilizadores da Free Now e da Kapten ainda terão de aceder a cada uma das apps para usufruir dos serviços de táxi e TVDE respetivamente, mas a partir do momento em que a integração estiver completa, táxis e de TVDE’s passam a estar disponíveis na mesma app Free Now.  O mesmo se aplica aos motoristas, que será um processo automático e que não exige qualquer ação da sua parte nesta fase.

Com esta integração, a Free Now vai acrescer aos seus 450 mil utilizadores, os 500 mil da Kapten, só em Portugal, o que irá implicar a necessidade de aumentar o número de motoristas inscritos na plataforma, como explica Sérgio Pereira: “A nossa expectativa a curto prazo, com essa duplicação de utilizadores e clientes corporativos, é alcançar um aumento significativo do número de viagens solicitadas via app, nesse sentido, e de modo a assegurar a continuação de um serviço de qualidade a que já habituámos os nossos clientes, teremos também de reforçar o número de motoristas nossos parceiros. O futuro da Free Now em Portugal passa por esse crescimento em utilizadores, viagens e motoristas, e isto é válido tanto para os TVDE como para os táxis”.