FTC anuncia acordo com Apple sobre falhas na App Store

A empresa Federal Trade Commision chegou a um acordo com a Apple sobre o facto de a App Store da Apple se ter tornado demasiado fácil de usar pelas crianças sem consentimento dos progenitores.

apple-app-store

Numa conferência dada pela presidente da FTC, Edith Ramirez afirmou que “a Apple não informa nunca os pais das crianças que quando introduzem as senhas nas aplicações, estão basicamente a autorizar pagamentos”. Assim, as crianças movimentaram milhões de dólares em taxas sem o consentimento dos progenitores.

Em resposta a este incidente, o porta-voz da Apple Steve Dowling esclareceu que “proteger as crianças tem sido uma prioridade para a App Store desde o início, e a Apple orgulha-se de ter definido um padrão de ouro para as lojas online, tornando a mesma num lugar seguro para os clientes de todas as idades”.

O acordo estipula que a Apple deve reembolsar os clientes em todos os pagamentos não autorizados, valores que nunca devem ser inferiores a 32,5 milhões de dólares para cobrir as acusações.

A Apple também será obrigada a modificar as suas políticas em torno da App Store. Assim, terá de permitir aos utilizadores formas de estes saberes sempre quando estão a ser cobrados por aplicações, bem como permitir o cancelamento a qualquer momento. Todas estas alterações têm de ser feitas até ao dia 31 de março, segundo a FTC.