A Fujitsu Laboratories, braço de pesquisa da Fujitsu, desenvolveu um protótipo wireless incorporado à tecnologia de codificação inter-subarray de baixo consumo de energia para transmissões de mais de 10 Gbps em estações radiobase (ERBs) 5G e pontos de acesso. O protótipo, de acordo com a fabricante japonesa, mantém níveis de consumo de energia similar ao do Wi-Fi, mesmo com velocidades de 10 Gbps em transmissões simultâneas para múltiplos dispositivos.
Enquanto se aguarda a definição do que será efetivamente o padrão de comunicações móveis 5G – a expectativa da União Internacional de Telecomunicações é de que isso ocorra até 2018 – a Fujitsu trabalha com foco no uso de ondas milimétricas e múltiplos elementos de antenas para transmitir simultaneamente sinais de feixes para cada dispositivo.
O que o protótipo conseguiu foi diminuir a interferência no envio de sinais para múltiplos dispositivos (beamforming hybrid). Esse método híbrido reduz o número de circuitos (que consomem muita energia) que controlam os digitais e analógicos, mas ao mesmo tempo apresenta problemas de interferência e, por consequência, redução da velocidade de transmissão.
Por opção editorial este texto foi escrito em português do Brasil
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…