Fujitsu e Qumulo colaboram para disponibilizar soluções de armazenamento empresariais

A explosão de dados não estruturados é uma das maiores dores de cabeça da era digital – com os negócios digitais a lidarem com quantidades cada vez maiores de informação que precisa de ser armazenada e acedida em diferentes locais e aplicações.

A Fujitsu aliou-se à Qumulo, especialista em armazenamento de ficheiros na Hybrid Cloud, para fornecer uma combinação segura e fiável de armazenamento NAS dimensionável on-premises com a flexibilidade e as vantagens a nível de custo do armazenamento cloud.

A nova parceria faz com que seja mais simples as organizações lidarem com quantidades crescentes de dados, os quais são gerados a um ritmo mais rápido do que nunca. A Fujitsu vai incorporar o software de armazenamento de ficheiros na Hybrid Cloud da Qumulo no seu portfólio de storage, de modo a desenvolver uma solução de armazenamento de ficheiros moderna capaz de responder a necessidades de consolidação, visibilidade, processamento e retenção de dados não estruturados.

Entre os principais responsáveis pelo aumento sem precedentes destes dados estão os rich media e os vídeos captados por câmaras de videovigilância, diagnóstico por imagem e LIDAR, bem como a Internet das Coisas. Estes dados não estruturados são frequentemente armazenados em diferentes localizações geográficas – como a edge, o core e a cloud –, dando aos gestores de TI a dor de cabeça adicional de assegurar que os dados estão disponíveis e online – à velocidade certa e ao dispor de diferentes aplicações.

Volumes de dados não estruturados devem triplicar

A Gartner prevê que, em média, as empresas vão triplicar o seu volume de dados não estruturados armazenados entre 2019 e 2024. Isto é um problema sobretudo para soluções de armazenamento legadas de expansão horizontal e vertical, que não foram desenhadas para lidar com os volumes de dados, tipos de ficheiros, aplicações, volumes de trabalho e ambientes distribuídos da actualidade.

“As organizações já não precisam de implementar várias soluções para ir ao encontro dos requisitos de escala, desempenho e cloud dos seus ambientes de dados não estruturados”, afirmou Gregg Machon, vice-presidente de Worldwide Channels da Qumulo. “O software híbrido de armazenamento de ficheiros da Qumulo foi concebido para possibilitar que as aplicações baseadas na cloud e no data center tivessem um desempenho elevado e eficiente e um acesso rentável aos dados. Estou muito entusiasmado por trabalhar com a Fujitsu e por trazer a inovação conjunta das nossas duas organizações à comunidade de utilizadores leais da Fujitsu.”

A Fujitsu está a adoptar uma abordagem proactiva para enfrentar este problema crescente, adicionando a capacidade da Qumulo em transformar redes expansíveis empresariais em storage nativa da cloud. Tal faz parte da abordagem da Fujitsu que consiste em fornecer aos clientes um ponto de paragem único para todas as suas necessidades de armazenamento e protecção de dados, enquanto componente essencial da transformação digital.

Olivier Delachapelle, responsável de category management na Fujitsu Europe, afirma: “Através da parceria com a Qumulo, a Fujitsu está a alargar as capacidades empresariais, de desempenho e de segurança do armazenamento de data center para serem executadas nativamente em ambientes Hybrid IT. Estamos a aproveitar o know-how da Fujitsu para assegurar a automatização ininterrupta dos dados entre ambientes on-premises e cloud – removendo um grande obstáculo do caminho para a transformação digital. Também estamos a assegurar eficiência, uma vez que a combinação certa de armazenamento on-premises e cloud tem o potencial de gerar poupanças significativas a longo prazo.

A Fujitsu e a Qumulo permitem um dimensionamento contínuo de clusters de armazenamento de ficheiros no data center e na cloud. Ao juntar-se com a Qumulo, a Fujitsu possibilita que as empresas dimensionem mais facilmente, e sem disrupções, os clusters de armazenamento de ficheiros. Além disso, os clientes têm uma visibilidade e um controlo em tempo real sobre todos os seus dados.