Fujitsu Forum | Cloud IoT: simplifica e acelerar

Outro dos anúncios realçados em Munique durante o Fujitsu Forum 2016 foi a  plataforma Cloud Internet of Things que a companhia japonesa garante estar a ajudar a simplificar e acelerar a concepção, entrega e gestão de soluções de elevado desempenho baseadas em IoT. A solução está já disponível na Europa, Médio Oriente, Índia e África, como parte do ecossistema Cloud Service K5.

* em Munique

A Fujitsu desenvolveu a sua Plataforma Cloud IoT para “lidar com a gestão de implementações IoT”, outro dos temas “quentes” amplamente discutido aqui em Munique durante o evento da empresa japonesa.

A corporação admite que muitas vezes estas implementações são complexas, demoradas e requerem conhecimento especializado. “A Plataforma Fujitsu Cloud IoT permite que os clientes removam a complexidade e beneficiem de uma solução baseada na cloud abrangente e plug and play para integrar dados IoT seleccionados nos processos de negócio”, explicam

Basicamente, um conjunto de APIs permite a recolha e compilação de dados a partir de múltiplas origens, sendo que a Fujitsu fornece um painel de controlo holístico para gerir os dados de dispositivos IoT

 Consequentemente, garantem em comunicado, os clientes podem implementar uma plataforma IoT personalizada à medida das suas necessidades, sem que seja necessário esforço para a expandir de modo a acomodar novos dispositivos e volumes de dados.

Para além do mais, advogam que a estrutura de preços pay-as-you-consume, que consideram “fácil de entender” também torna o planeamento financeiro mais fácil e elimina a necessidade de um gasto de capital à cabeça.

Esta plataforma permite aos clientes a gestão de sensores e dispositivos, com a recolha, envio e receção dos dados gerados e os analisem para tomar decisões em tempo real. A plataforma é plug and play, pelo que os clientes podem facilmente adaptá-la para ir ao encontro dos seus requisitos específicos. A natureza da solução torna-a rentável e fácil de gerir, enquanto uma conjunto alargado de funcionalidades transversais facilita a integração das soluções IoT umas com as outras.

A Fujitsu informa que está a fornecer a sua Plataforma Cloud IoT aos clientes através do seu Cloud Service K5 empresarial. “Esta plataforma cloud de próxima geração foi especificamente criada para permitir que os clientes alcancem transformações digitais de nível empresarial eficientes, fáceis e rentáveis. A larga experiência da Fujitsu em integrar sem problemas nova tecnologia IoT com os sistemas legados existentes torna o aproveitamento dos dados de inteligência empresarial recolhidos através da IoT mais acessível do que nunca”.