Fundação PT promove integração social com o Graffiti@arte

A Fundação PT, em parceria com o CDI Portugal e o Programa Escolhas, apoia o Graffiti@arte, um novo projeto que pretende através da tecnologia e da arte do graffiti combater o vandalismo e promover a integração social e a inclusão digital.

Graffiti@arte_imagem 1

Com sede no Centro de Inclusão Digital do Cacém, o Graffiti@arte junta-se às iniciativas apoiadas pela Fundação PT no âmbito da sua aliança tecnológica com o CDI Portugal e dá o pontapé de saída para a criação de uma nova paisagem urbana na freguesia, através de um grupo de jovens de Agualva-Cacém começou por transformar num verdadeiro mural artístico algumas das paredes da comunidade a que pertencem.

Com ferramentas, equipamentos e meios tecnológicos disponibilizados pela Fundação PT, as fachadas intervencionadas resultaram numa autêntica obra de arte, tendo assim sido dado o primeiro passo contra o vandalismo existente na zona. Sob supervisão dos graffiters profissionais David Andrade e Hélder Pereira, os jovens envolvidos nesta iniciativa cumpriram diferentes fases até ao resultado final: procederam à pintura da parede com tinta branca, desenharam em seguida o slogan do projeto e, depois, deixaram mensagens pessoais e simbólicas. Foi assim assinalado um novo começo na paisagem da via pública desta comunidade.

A Fundação PT, instituição privada sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, tem por objeto exprimir e concretizar o compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento da Portugal Telecom, promovendo e apoiando projetos, iniciativas e atividades que contribuam para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e o combate à infoexclusão.

Ao longo do tempo, a parceria entre a Fundação PT e o CDI Portugal tem vindo a mobilizar comunidades, contribuindo para reintegrar por via da tecnologia e da arte jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos. O CDI é uma organização não-governamental fundada no Brasil, em 1995, pelo empreendedor Rodrigo Baggio. Utiliza a tecnologia como instrumento de inclusão social, literacia digital, de construção e exercício da cidadania ativa. Atua em 10 países e está presente em Portugal desde 2013,

A par de outros projetos que contam com o apoio da Fundação PT e que decorrem noutros centros do CDI Portugal, como Almada, Setúbal e Vale de Cambra, o Graffiti@rte vem diversificar e enriquecer as iniciativas de apoio à inclusão digital, aliando à tecnologia preocupações sociais e de integração.