Novos Galaxy A da Samsung chegam a Portugal na próxima semana

A Samsung está numa onda de lançamentos e praticamente não há dia sem novidades. Desta vez é uma dupla de smartphones Galaxy A 2016, que chegam a Portugal na próxima semana.

A linha Galaxy A (2016), inicialmente apresentada em dezembro, tem vários smartphones e dá a oportunidade aos utilizadores de escolherem modelos com ecrãs de tamanho diferente. Para Portugal vêm os mais pequenos, o A5 de 5,2 polegadas e o A3 com 4,7 polegadas, ficando de fora o A7 e o A9 (este último tem nada menos que um ecrã de 6 polegadas). As principais diferenças destes modelos residem no design, com um toque mais premium, e nas melhorias da câmara.

Agora que se rendeu a materiais mais nobres, a Samsung fundiu metal e vidro na estrutura destes smartphones, o que faz bastante diferença. A moldura é estreita e o ecrã um super AMOLED, o que também promete melhorar o campo e qualidade de visualização.

No entanto, é na câmara que está o ganho. Entre as várias melhorias estão a tecnologia de Estabilização Óptica da Imagem, que previne imagens desfocadas, e a lente F1.9 nas câmaras frontal e traseira, o que aumenta as chances de tirar uma boa foto quando há pouca luz. Também traz a opção disparo rápido, que se usa com um duplo clique no botão “Início” e que abre a câmara em menos de um segundo.

A loucura das ‘selfies’ mantém-e, claro: há a opção Wide Selfie, Palm Selfie e Efeitos de Embelezamento, que põe filtros antes sequer de entrar no Instagram.

Entre o A5 e o A3 há diferenças no hardware, além do tamanho do ecrã. O A5 tem um processador octa core de 1.6GHz e 2 gigas de RAM, bateria de carregamento rápido e LTE Cat 6, enquanto o A3 apresenta um quad core de 1.5 GHz, 1,5 gigas de RAM e LTE Cat 4. Ambos vêm com 16 gigas de armazenamento e ranhura microSD que expande até 128 gigas.

JK Shin, presidente da divisão de mobilidade da Samsung Electronics, diz que as inovações, como sempre, são inspiradas nas opiniões e necessidades dos consumidores. “Na introdução do Samsung Galaxy A (2016), tivemos em conta a opinião do consumidor acerca dos modelos originais e, nesse sentido, fizemos melhorias, oferecendo aos utilizadores uma convergência entre estilo e desempenho”, comenta. Esta é a segunda geração de Galaxy A, uma linha mais simpática em termos de preço.

As cores disponíveis são as da moda para os smartphones, mas sem nomes excêntricos: dourado, preto, branco e rosa dourado. A Samsung não referiu os preços para Portugal, mas pelo que foi indicado no mercado internacional deverão rondar os 329 e os 399 euros.