Categories: Segurança

Gartner refere que detecção e resposta são prioridades de segurança para as empresas em 2017

“A mudança de foco para detecção e resposta engloba pessoas, processos e elementos de tecnologia e irá nortear grande parte do crescimento do mercado de segurança nos próximos cinco anos. Embora isso não signifique que a prevenção perdeu a importância ou que os CISOs (Chief Information Security Officers) estão a desistir de se prevenir contra os incidentes de segurança,  é uma mensagem clara de que a prevenção é inútil se não for efetuada em conjunto com um recurso de detecção e resposta”, disse Sid Deshpande, Analista de Pesquisas da Gartner.

O analista refere também que os recursos técnicos das equipas de TI não são, muitas vezes, os mais apropriados, o que está a levar as companhias a procurarem ajuda externa de consultores, provedores de serviços de segurança (MSSPs), entre outros.

A necessidade de detectar e responder melhor aos incidentes de segurança também criou novos segmentos de produtos, como deception, detecção e resposta de endpoints, segmentação definida por software, Cloud access security brokers e Analytics de comportamento de utilizadores e entidades. Ora isso implica mais gastos na área de segurança da informação mas a verdade é que os CISOs também estão a alterar a forma como avaliam o sucesso das suas estratégias de segurança. Assim, há uma maior facilidade em conseguir os fundos necessários junto dos CFOs e CEOs das empresas.

“Os CISOs são rápidos em comunicar o retorno sobre o investimento das suas estratégias de segurança em termos de valor para a empresa associado à rápida limitação dos danos, além da prevenção e bloqueio de ameaças”, explicou Lawrence Pingree, Diretor de Pesquisas do Gartner.

Assim, as previsões são de que os gastos mundiais com segurança devem sofrer um aumento de 7,6% em relação a 2016 e atingir 113 mil milhões de dólares até 2020.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago