Gartner: serviços mundiais de nuvem pública devem atingir 204 mil milhões de dólares em 2016

Um levantamento divulgado pela Gartner aponta que o mercado mundial de serviços de nuvem pública deve atingir 204 mil milhões de dólares em 2016, um crescimento de 16,5% em relação a 2015, quando registou 175 mil milhões de dólares.

O maior crescimento virá dos serviços de infraestrutura de sistemas em nuvem (Infraestrutura como um Serviço – IaaS), que deve crescer 38,4% em 2016. A propaganda em nuvem, o maior segmento do mercado mundial de serviços, deve registar um crescimento de 13,6%, alcançando 90,3 mil milhões de dólares.

Segundo a Gartner, os serviços de nuvem pública continuam a apresentar elevadas taxas de crescimento em todos os mercados e espera-se que isso continue até 2017. Este forte crescimento continua a refletir-se na mudança do legado dos serviços de TI para serviços baseados em nuvem, devido à tendência de crescimento de empresas que procuram uma estratégia digital de negócios.

O segmento de IaaS continuará com crescimento acelerado em 2016, prevendo alcançar 22,4 mil milhões de dólares.

Os Serviços de aplicações em nuvem (SaaS) devem registar um crescimento de 20,3% em 2016, alcançando 37,7 mil milhões de dólares. Como os fornecedores de software mudaram os seus modelos de negócio de software locais licenciados para ofertas baseadas em nuvem pública, esta tendência continuará. Além disso, a entrada de alguns dos maiores fornecedores de software para a nuvem pública em 2015 impulsionará o crescimento do mercado SaaS.