Categories: Segurança

Gigantes do software de segurança perderam terreno em 2015

O relatório da consultora indica que, no ano passado, o mercado mundial de software de segurança totalizou 22,1 mil milhões de dólares, um crescimento de 3,7% face a 2014. Alguns segmentos caíram, outros cresceram: a área de segurança da informação e gestão de incidentes (SIEM) foi a que mais cresceu, 15,8%, enquanto o software para consumidores finais derrapou 5,9%.

Os 37.6% de quota conjunta do top cinco – Symantec, Intel, IBM, Trend Micro e EMC – representou também um recuo, menos 3,1 pontos percentuais que no ano anterior. E quando se olha para os cinco fabricantes juntos, nota-se que houve uma quebra coletiva de 4,2%, enquanto o resto do mercado registou uma forte subida de 9,2%. O que se passa?

“O crescimento abaixo do mercado registado por estas grandes empresas, que têm portfólios de produto complexos, contrasta com a subida do resto do mercado e a disrupção que está a ser introduzida por fabricantes de software de segurança mais pequenos, mais especializados”, explica Sid Deshpande, analista na Gartner.

A Symantec reteve a liderança, embora tenha sofrido o terceiro ano consecutivo de quebra de receitas – e este foi o pior de todos: menos 6.2% para 3,4 mil milhões. Em 2015, 74% das receitas da Symantec foram provenientes da plataforma EPP (endpoint protection platform), que estiveram em queda no mercado em geral.

Também a Intel viu uma contração de 4,1% das receitas, para 1,75 mil milhões. Também o declínio nos segmentos de consumo e EPP afetaram a empresa.

A única do top cinco que cresceu foi a  IBM, uma melhoria de 2,5% para 1,45 mil milhões em grande parte devido ao desempenho no segmento SIEM e serviços empresariais.

Já a Trend Micro recuou 5,9% e a EMC caiu 5,3%.

O relatório “Market Share Analysis: Security Software, Worldwide, 2015” está disponível para clientes da Gartner.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago