Glintt lança novo hub de inovação para a transformação digital na saúde

Trata-se de uma plataforma de inovação – Global Intelligent Technologies que pretende ajudar a transformar o setor da saúde. A iniciativa foi apresentada a clientes, colaboradores e parceiros, sendo o seu propósito encontrar novas soluções para os desafios cada vez mais complexos que o setor da Saúde enfrenta.

Com esta plataforma a Glintt tem também um designo social, procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao promover a adoção de comportamentos que reduzam o risco da doença e criando condições para uma melhor resposta do sistema alargado de saúde. Este apoio à inovação da tecnológica representará, em 2018, um investimento de cerca de quatro milhões de euros, repartido na evolução dos seus produtos e em projetos disruptivos.

A Glintt Inov pretende ter impacto no setor da saúde ao nível da sua eficiência e da qualidade na prestação de cuidados médicos através da transformação digital, tendo para isso definido linhas de intervenção, tanto ao nível de valores como ao nível tecnológico: prevenção de doenças e redução de comportamentos de risco; redução da procura desajustada; aumento da corresponsabilização do indivíduo na gestão da sua saúde;  aumento da eficiência dos prestadores; redução do risco clínico; melhoria da qualidade de vida de doentes em tratamento; e avaliação do desempenho dos prestadores.

“A inovação está no ADN da Glintt e a Glintt Inov é a materialização desta aposta da empresa. Este é um projeto direcionado para a transformação digital na saúde, que tem por objetivo investir em inovação útil quer para profissionais de saúde, quer para o cidadão”, afirma Nuno Vasco Lopes, CEO da Glintt.

Nuno Vasco Lopes acrescenta que “há dois desafios que o setor da saúde está a enfrentar e que têm de ser ultrapassados: um tem a ver com a sustentabilidade dos cuidados que são prestados à população e a sustentabilidade do próprio sistema, e aí a tecnologia tem um papel muito importante, porque traz eficiência e maior qualidade aos cuidados que são prestados. O outro desafio tem a ver com a capacidade que a saúde tem de incorporar a inovação, porque isto representa investimento, o que se torna um desafio devido à falta de meios.”

Para identificar projetos que possam vir a ser apoiados pela Glintt Inov e torná-la num fórum de partilha de conhecimento, a Glintt Inov criou o conceito Inov Circles, que deverão estimular o surgimento de iniciativas em diferentes contextos: empresariais; universitários; startups, empresas tecnológicas e outros hubs de inovação.

A Glintt Inov arranca com seis projetos, resultado do desafio lançado por clientes e por colaboradores da Glintt. A expectativa é de que, destes projetos, surjam soluções com real impacto no mercado.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

17 horas ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

7 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago