O projeto EUROSUR, criado pela GMV implementa mecanismo de cooperação e intercâmbio de informação permite aos Estados-membros colaborar na redução do número de migrações irregulares.
O projeto é executado e liderado pela GMV, um grupo tecnológico internacional que se dedica a questões de Segurança e Defesa, Transportes, Saúde, Telecomunicações e Aeroespacial. A empresa investiu um total de 12 milhões de euros na concretização do projeto.
No decorrer da fase piloto do Sistema, a GMV estabeleceu a ligação entre dezoito Estados-membros ponto a ponto, o que possibilitou a troca segura de informação entre diferentes nós da rede. A rede disponibiliza a cada estado uma plataforma por meio dos correspondentes de Centros Nacionais de Coordenação e da Frontex, isto é, permite a troca de informação relacionada com vigilância de fronteiras externas à União Europeia.
No caso de Portugal o Centro Nacional de Coordenação está ao encargo da Guarda Nacional Republicana. A legislação do EUROSUR foi aprovado em outubro do ano passado pelo Parlamento Europeu, permitindo o incremento de bases legais de cooperação entre estados da UE e da Frontex.
Segundo dados da Frontex, no ano de 2012 mais de 72 mil pessoas atravessaram ilegalmente os limites fronteiriços da UE. O novo sistema permitirá a partilha em tempo real de dados e incidentes importantes para a segurança das fronteiras externas, bem como imagens de satélite, previsões meteorológicas e indicação do posicionamento de barcos que se encontrem no mar.
A premissa base da rede EUROSUR é proteger pessoas que tentem entrar ilegalmente na União Europeia, principalmente através do Mediterrâneo e atenuar o crime, nomeadamente tráfico de pessoas, armas e drogas.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…