Google Cloud e SAP anunciam parceria para nuvem

A SAP e a Google Cloud anunciaram ontem em São Francisco, durante o evento Google Next, uma parceria para levar as apps corporativas da provedora alemã para a plataforma de nuvem da gigante americana.

O acordo irá focar-se no desenvolvimento e integração das soluções de nuvem e machine learning da Google com as aplicações empresariais da SAP. Isso inclui a certificação da base de dados SAP HANA na plataforma Google Cloud, novas integrações da G Suite e colaboração na governança de dados.

A certificação permitirá aos clientes correrem aplicações SAP na plataforma de nuvem da Google. Mas não é apenas isso: as duas empresas vão colaborar ao nível da engenharia.

“Com esta parceria, estamos a oferecer aos clientes SAP a oportunidade de usarem a Google Cloud para acelerarem a sua transformação digital e converterem dados em insights e resultados de negócio”, referiu Nan Boden, responsável de parceiros cloud da Google, numa publicação do blogue.

Na questão de machine learning, as empresas pretendem colaborar para dotar aplicações de funcionalidades inteligentes, como por exemplo uma app de conversação que guia os utilizadores em transações complexas. Mais detalhes serão dados durante o SAP Sapphire na Flórida.

Por outro lado, haverá integração de apps de produtividade. Por exemplo, o Gmail será combinado com o SAP Cloud for Customer, o Calendar será integrado com o Concur Tripit e o Sheets com SAP BusinessObjects Cloud.