Google Glass sai do mercado

O Google Glass, tal como o conhecemos, acabou. O projeto vai continuar, garante a Google, mas, a partir da próxima semana deixa de ser possível comprar uma unidade do produto. Na gestão do projeto também há novidades, com a entrada de Tony Fadell, da Nest.

Google Glass

Tony Fadell é o novo responsável pelo projeto Google Glass e já anunciou algumas medidas a serem implementadas. Uma delas passa pela conclusão da iniciativa Glass Explorer, que permitia aos programadores a compra do produto, gerando a preocupação de que o projeto pudesse mesmo terminar.

No entanto, a Google já garantiu que o desenvolvimento da realidade aumentada vai continuar, mas em moldes diferentes daqueles que existiam. Para isso, conta com Tony Fadell, CEO da Nest, empresa comprada recentemente pela Google que, agora, vai ter de escolher qual o caminho a seguir com os desenvolvimentos  já atingidos.

A partir de dia 19 de janeiro, a iniciativa Glass Explorer termina e com isso surgem novos problemas, como a questão de assistência às unidades já vendidas. O Google Glass foi lançado em 2012 e, numa fase inicial, estavam disponíveis apenas para developers mas, no ano seguinte, a oferta expandiu-se para um público mais generalizado, através da criação de suportes mais esteticamente cuidados, óculos de sol e até lentes com graduação.

Quanto à equipa que tem vindo a trabalhar neste projecto, todos se irão manter no desenvolvimento do Google Glass, mas vão sofrer algumas alterações, nomeadamente no que diz respeito ao local de trabalho. Abandonam o laboratório de investigação Google X para poderem criar o seu próprio departamento sob a responsabilidade de Ivy Ross que, irá, no entanto responder a Tom Fadell.