Google: há vida além dos smartphones

Depois de conseguir um domínio assinalável no segmento dos smartphones (com uma quota de mercado superior a 75%), o software Android prepara-se para chegar aos automóveis, televisões e relógios ainda este ano. A Google pretende, assim, estender o seu negócio à área de dispositivos ligados à Internet, tal como outras tecnológicas têm vindo a fazer nos últimos tempos.

A Google aproveitou a sua conferência anual para programadores para revelar que os primeiros automóveis equipados com o software Android Auto para serviços de navegação, música e mensagens vão começar a ser exibidos perto do final do ano. Sem especificar marcas, a gigante tecnológica adiantou que mais de 40 empresas automóveis já aderiram à sua aliança para o desenvolvimento deste software.

No que diz respeito ao segmento dos relógios, vão agora começar a ser comercializados os smartwatches da Samsung e da LG com sistema operativo Android Wear, a versão de Android customizada para dispositivos wearable.

A outra aposta da Google é a Android TV, um serviço de streaming de vídeo através do qual a empresa quer dar aos espectadores uma interface acessível que lhes permita pesquisar e visualizar conteúdo. Esta nova versão chega quatro anos depois da primeira incursão do gigante nesta área, sendo que a Google TV não obteve, na altura, o sucesso esperado.

Mas as novidades não se ficaram por aqui. A Google também aproveitou a conferência para dar a conhecer o serviço ‘Google Fit’, que recolhe e analisa os dados relativos a saúde e fitness do utilizador (semelhante aos serviços recentemente anunciados pela Apple e pela Samsung).

Além disso, a empresa também adiantou que está a trabalhar com três parceiros para criar um smartphone para o mercado indiano que tenha um preço inferior a 100 dólares. A iniciativa é denominada ‘Android One’ e pretende colocar, posteriormente, este equipamento no maior número de pessoal possível em todas as regiões do mundo. O dispositivo terá um ecrã de 4,5” e capacidade dual SIM.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago