Categories: AppsMobilidade

Google lança Android for Work a pensar nas empresas

Android for Work é o novo projeto da Google que pretende aproximar a marca do mundo empresarial, tornando-o mais seguro. O objetivo é separar os conteúdos privados dos profissionais para que não ocorram falhas de segurança e para que pormenores de negócios não sejam revelados sem intenção.

Muitas vezes, o mesmo dispositivo móvel é utilizado tanto em contexto profissional como em contexto pessoal e privado, o que pode gerar problemas de segurança para as empresas. Recentemente, a IBM alertou, inclusivamente, para este problema ao revelar que a instalação de aplicações de encontros nos equipamentos profissionais poderia resultar no roubo de dados confidenciais.

Não só para resolver este problema de segurança mas também para potenciar o desempenho do smartphone no que diz respeito às tarefas da empresa, a Google anunciou o lançamento do Android for Work, uma plataforma que engloba aplicações e perfis de utilizador. É aliás essa componente de perfil que irá permitir separar os diferentes contextos.

Caso o smartphone em causa utilize o sistema operativo Android Lollipop, a transição será bastante natural já que o Android for Work funcionará a partir do sistema de perfis nativo desta versão mais atualizada. Poderá, então, ser criado um perfil pessoal e um perfil profissional, por exemplo, mantendo divididas as aplicações e ferramentas essenciais a cada um dos cenários sem que a segurança seja comprometida.

Para além da questão da segurança dos dados das empresas, surge também a questão da privacidade. De acordo com Rajen Sheth, diretor de produto de Android e Chrome for Work, “as pessoas podem usar as suas aplicações pessoais sabendo que o empregador só poderá gerir dados relacionados com trabalho e que não poderá apagar ou visualizar os seus conteúdos pessoais”.

Quanto aos smartphones que utilizem versões mais antigas Android, como é o caso do Ice Cream Sandwich ou Kitkat, cujas características não incluem a criação de perfis, a Google apresenta uma versão da aplicação Android for Work que deverá garantir os mesmos princípios de segurança.

Do lado dos empregadores, a Google Play for Work é uma aplicação que permite às empresas definirem quais as aplicações necessárias para que os profissionais desempenhem as suas tarefas, instalando-as diretamente em todos os dispositivos que tenham o Android for Work, havendo ainda a possibilidade de gestão das mesmas.

Para levar a cabo este projeto, a Google juntou-se a um grupo de parceiros que inclui empresas como a SAP, Blackberry, Samsung, Lenovo, HTC, Box e Cisco.

A aposta da Google no universo empresarial poderá ser uma decisão vencedora já que o número de utilizadores do sistema operativo Android está em franca expansão, alcançando já mais de mil milhões de utilizadores, de acordo com os dados indicados por Sheth, numa publicação.

Filipa Almeida

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago