Categories: MobilidadeNegócios

Google lança bomba no universo digital

A Google vai modificar o seu algoritmo de pesquisa em dispositivos móveis. Já a partir desta terça-feira os websites desenhados para mobile terão um maior destaque, enquanto os outros serão empurrados para o “fim da lista”.

O dia 21 de abril poderá ser o fim de muitos negócios, pelo menos nos contornos em que têm vindo a desenvolver-se. Ao dar prioridade, nas pesquisas em tablets e smartphones, às páginas digitais criadas para operar nestes aparelhos, a Google está a atirar para segundo plano os websites cujo design foi pensado para o desktop ou computador portátil.

Assim, páginas adaptáveis aos vários dispositivos (mobile ou não) e sites especialmente desenhados para estes equipamentos passam a constar nas posições cimeiras da lista de resultados de pesquisa apresentados pelo motor de busca em smartphones e tablets.

Mas os impactos desta reconfiguração do algoritmo vão para além do mero design ou experiência de utilização. Muitos negócios de pequenas dimensões não entraram ainda na esfera da mobilidade, pelo que a sua presença digital cinge-se ao website tradicional, para PC. Com a mudança das regras do jogo, a Google poderá estar a ditar o fim de muitos pequenos negócios, tendo em conta que cerca de 60 por cento do tráfego online é hoje feito através de dispositivos móveis.

Estes planos foram anunciados pela gigante tecnológica em fevereiro, dando às empresas dois meses para se prepararem para a mudança, embora para muitos não seja uma questão de tempo, mas sim de recursos e capacidade para redesenhar o website ou para criar um de raiz, especialmente para os dispositivos móveis.

Alguns acreditam que esta manobra da Google poderá ser catastrófica para inúmeras empresas. De acordo com o Business Insider, o CEO da criadora de websites Duda, Itai Sadan, chega mesmo a caracterizar esta mudança como “apocalítica” para muitos negócios digitais.

Há já algum tempo que os gestores de TI aperceberam-se da importância do mobile e da adaptação dos websites aos vários dispositivos, mas são poucos os que de facto fizeram alguma coisa neste sentido. Agora, a alteração do algoritmo de pesquisa do Google coloca entre a espada e a parede muitos negócios, que vêm negro o seu futuro.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago