Categories: MobilidadeNegócios

Google lança bomba no universo digital

A Google vai modificar o seu algoritmo de pesquisa em dispositivos móveis. Já a partir desta terça-feira os websites desenhados para mobile terão um maior destaque, enquanto os outros serão empurrados para o “fim da lista”.

O dia 21 de abril poderá ser o fim de muitos negócios, pelo menos nos contornos em que têm vindo a desenvolver-se. Ao dar prioridade, nas pesquisas em tablets e smartphones, às páginas digitais criadas para operar nestes aparelhos, a Google está a atirar para segundo plano os websites cujo design foi pensado para o desktop ou computador portátil.

Assim, páginas adaptáveis aos vários dispositivos (mobile ou não) e sites especialmente desenhados para estes equipamentos passam a constar nas posições cimeiras da lista de resultados de pesquisa apresentados pelo motor de busca em smartphones e tablets.

Mas os impactos desta reconfiguração do algoritmo vão para além do mero design ou experiência de utilização. Muitos negócios de pequenas dimensões não entraram ainda na esfera da mobilidade, pelo que a sua presença digital cinge-se ao website tradicional, para PC. Com a mudança das regras do jogo, a Google poderá estar a ditar o fim de muitos pequenos negócios, tendo em conta que cerca de 60 por cento do tráfego online é hoje feito através de dispositivos móveis.

Estes planos foram anunciados pela gigante tecnológica em fevereiro, dando às empresas dois meses para se prepararem para a mudança, embora para muitos não seja uma questão de tempo, mas sim de recursos e capacidade para redesenhar o website ou para criar um de raiz, especialmente para os dispositivos móveis.

Alguns acreditam que esta manobra da Google poderá ser catastrófica para inúmeras empresas. De acordo com o Business Insider, o CEO da criadora de websites Duda, Itai Sadan, chega mesmo a caracterizar esta mudança como “apocalítica” para muitos negócios digitais.

Há já algum tempo que os gestores de TI aperceberam-se da importância do mobile e da adaptação dos websites aos vários dispositivos, mas são poucos os que de facto fizeram alguma coisa neste sentido. Agora, a alteração do algoritmo de pesquisa do Google coloca entre a espada e a parede muitos negócios, que vêm negro o seu futuro.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago