Google lança ferramenta de cloud em open-source

A Google anunciou o lançamento de uma ferramenta que deverá permitir a análise do desempenho das aplicações desenvolvidas em cloud e a comparação com os concorrentes. O PerfKit Benchmarker está disponível em open-source para que possam ser adicionadas contribuições.

twilio-and-microsoft-partner-to-bring-cloud-communications-to-a6Y2clW
PerfKit é o nome da nova ferramenta de benchmarking da Google ao serviço de programadores que desenvolvam aplicações com recurso à tecnologia cloud. Numa publicação no seu blog, a empresa explica que o desempenho destas aplicações tem revelado ser uma preocupação para os seus utilizadores, já que a análise da cloud pode ser muito complexa.

A pensar na análise do desempenho da Google Cloud Plataform, a Google desenvolveu o PerfKit enquanto ferramenta de benchmarking, ou seja, enquanto sistema capaz de comparar as performances de outras plataformas e providenciar os dados necessários para evoluir. Estes dados foram obtidos através de outros fornecedores de tecnologia cloud, analistas e especialistas ouvidos pela Google.

Para além de fornecer os valores e as análises base e comuns neste tipo de plataformas, o Perfkit é capaz de realizar medições end to end, tornando-se, por isso, único, aos olhos da Google. Os resultados desta ferramenta poderão ser, depois, visualizados através do Perfkit Explorer que deverá ajudar na interpretação dos dados.

Para desenvolver esta ferramenta, a Google afirma ter trabalhado com mais de 30 investigadores, empresas e clientes, entre eles a Cisco, Intel, CloudHarmony, Microsoft e Qualcomm. A Google afirma que o Perfkit está a ser lançado via open-source, sob a licença ASLv2, facilitando a introdução de contribuições externas.