Google permite a anunciantes utilizarem nome e imagem e utilizadores

A Google planeia lançar anúncios com fotos incorporadas, comentários e nome dos utilizadores numa tentativa de igualar os anúncios sociais do Facebook. A medida levanta algumas preocupações a nível de segurança.

As mudanças foram anunciadas na sexta-feira numa revisão aos termos de serviço e estabelecem a introdução dos anúncios com “patrocínios partilhados” nos seus sites, assim como em milhões de outros sites que fazem parte da rede de advertising da Google. Os novos tipos de anúncios vão utilizar informação pessoal dos membros do Google+, a rede social lançada pela empresa em 2011.

Se um utilizador do Google+ clicou no botão “+1” de uma marca ou produto, a imagem dessa pessoa pode aparecer no anúncio. Críticas e classificações dadas a, por exemplo, restaurantes ou músicas que os utilizadores utilizem noutros serviços Google, como na Google Play Store, pode ser também utilizado pelos anunciantes. Os anúncios são similares aos anúncios do Facebook.

“Os anúncios são atrativos para os anunciantes mas comercializam a imagem dos utilizadores injustamente”, afirmou Marc Rotenberg, diretor de privacidade online do grupo EPIC. “É um problema de privacidade enorme”. Rotenberg afirma, ainda, que a comissão de trocas federais nos Estados Unidos devem rever as mudanças de política para determinar se e onde viola a ordem de 2011, onde a Google está proibida de mudar retroativamente a política de privacidade dos utilizadores.

Utilizadores com menos de 18 anos podem negar estas mudanças. No entanto, Marc Rotenberg diz que os utilizadores “não têm de voltar e restaurar as suas políticas de privacidade cada vez que a Google faz uma mudança”.

Estas mudanças nos termos de serviço vão estar operacionais a partir do dia 11 de novembro.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago