Google poderá desenvolver realidade virtual para Android

O sistema operativo Android poderá receber uma versão que permite a integração de aplicações de realidade virtual. A tecnologia deverá chegar aos utilizadores sem qualquer tipo de custo para que o número de equipamentos com Android aumente cada vez mais.

virtual

O projeto Google Glass pode não ter corrido como a empresa antecipava mas a realidade virtual continua a ser uma das apostas mais fortes, agora também no campo dos sistemas operativos. Apesar de ter garantido que o equipamento continuaria a ser testado e que uma nova versão seria apresentada, informações avançadas pelo Wall Street Journal revelam que a Google poderá estar a focar a sua atenção na aplicação da realidade virtual ao Android.

A Google terá reunido dezenas de engenheiros para desenvolver uma versão do sistema operativo Android que possa suportar aplicações de realidade virtual, tais como aquelas que o Facebook está a preparar através do Oculus Rift da Oculus VR.

De acordo com as fontes reportadas pelo jornal norte-americano, esta versão Android deverá ser distribuída gratuitamente, à semelhança das restantes, para que a tecnologia possa ser difundida pelo maior número possível de dispositivos e utilizadores, contribuindo para uma imagem positiva da Google.

Esta mudança na direção dos esforços da empresa, no que diz respeito à realidade virtual, vai ao encontro da tendência em apostar na componente de software, deixando, por agora, de lado o desenvolvimento de hardware. A realidade virtual poderá ser aplicada não só ao universo dos videojogos mas também ao campo social e até empresarial.