Google regista 1800 patentes este ano

A Google já registou 1800 patentes deste o início deste ano. Nos últimos tempos a empresa tem estado a registar dez patentes por dia.

googleEstes números são bastante diferentes dos de 2007, quando a multinacional apenas registou 38 documentos. Isto representa um crescimento bem expressivo num curto espaço de tempo.

O crescimento é ainda maior se compararmos com o ano de 2003, quando a Google apenas registou quatro patentes. Este ano a empresa conseguiu registar 1800, colocando-se no top dez à frente da General Electric e da Intel e sendo a quarta companhia com mais registos nos Estados Unidos.

Assim, desde 2007 que se assiste a uma mudança de comportamento na Google, que sempre desvalorizou o uso de patentes. Em 2013 a Apple surgiu com várias patentes a bloquear ideias usadas para o recém-lançado iPhone e a partir daí, a Google apercebeu-se de que só tinha 38 registadas e que teria de começar a investir mais neste segmento.

Este mês a Google já registou novos produtos e tecnologias, como as que permitem aos smartphones criar mapas do interior de edifícios ou determinar a localização 3D de semáforos.

Agora a média diária é de dez pedidos enviados ao órgão de patentes dos Estados Unidos. Uma boa parte disso veio da divisão mobile da Motorola, quando ela foi comprada pela gigante de Mountain View.