Google regista alta de 12% nas receitas

A Google teve alta de 12 por cento na sua receita trimestral, ajudado por salto de 13 por cento no número de anúncios, ou cliques pagos. Os valores, porém, ficaram abaixo das expectativas de Wall Street, avança a agência Reuters.

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Embora o total de cliques pagos tenha crescido, o preço médio de anúncios, ou custo por clique, caiu 7 por cento no primeiro trimestre.

A receita de anúncios do Google tem sido pressionada à medida que mais consumidores acedem aos seus serviços online em dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, nos quais os preços dos anúncios são mais baixos, em geral.

As vendas de publicidade no primeiro trimestre subiram 11 por cento, para 15,51 mil milhões de dólares.

A empresa, sob crescente concorrência de anúncios móveis oferecidos por rivais como Facebook, mudou o sistema buscas em dispositivos portáteis para favorecer sites desenvolvidos para terem melhor aparência em telas de smartphones.

No início do mês, a União Europeia acusou a Google de abusar de sua posição dominante nas pesquisas na Internet para favorecer seus próprios produtos.

A receita consolidada aumentou para 17,26 mil milhões de dólares, ante 15,42 mil milhões de dólares um ano antes.

O lucro líquido do Google subiu a 3,59 mil milhões de dólares, ou 5,20 dólares por ação, ante 3,450 mil milhões, ou 5,04 dólares por papel um ano antes. Excluindo itens não recorrentes, o Google lucrou 6,57 dólar por ação.

Analistas, em média, esperavam que a empresa lucrasse 6,60 dólares por ação e tivesse receita de 17,5 mil milhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.