Google Portugal revela os termos mais pesquisados em 2015

Há vários produtos e serviços tecnológicos no top das maiores tendências de pesquisa no Google.pt em 2015: iPhone 6s, Windows 10, Agar.io, Netflix. A gigante acaba de publicar a 15ª edição da lista “Ano em Pesquisa”, que não só mostra quais os termos mais procurados em termos absolutos, mas também quais os que mais cresceram ao longo do ano – uma métrica de ‘trending’ com resultados muito interessantes.

Eis porquê: se olharmos para os números absolutos, pesquisas sobre Cristiano Ronaldo e Taylor Swift aparecem no topo. Mas se olharmos para as tendências, o maior crescimento durante 2015, o panorama mostra uma série de eventos que marcaram o ano em Portugal. 

Na lista de tendências globais, destaca-se o programa de televisão Desafio Final 3, que aparece em primeiro; logo a seguir, o lançamento muito aguardado do serviço de streaming de vídeo via internet Netflix. O jogo desenvolvido pelo brasileiro Matheus Valadares Agar.io aparece em terceiro. De seguida, três eventos trágicos: o massacre no jornal satírico Charlie Hebdo e as morte da atriz Maria Zamora e do ator Nuno Melo.

O polémico livro transformado em filme “50 Sombras de Grey” também captou a atenção dos portugueses, seguido do novo iPhone 6s, lançado em setembro a par do 6s Plus, o filme “Velocidade Furiosa 7″ e, a fechar a lista, o Windows 10.

Os termos mais pesquisados em termos absolutos estão divididos em temas: Cristiano Ronaldo e Messi nos jogadores de futebol, Taylor Swift e Selena Gomez nas celebridades e Paris e Barcelona nas viagens. Nas pesquisas formuladas em formato de pergunta, destaque para “o que é…” a uber, o paypal e o linkedin, “como ser…” youtuber e “o que fazer quando…” o telemóvel cai na água.

Na lista de tendências nos gadgets, há quatro produtos Apple – iPhone 6s, iPhone 7 (que ainda é só um rumor), Apple Watch e iPad Pro. Este é o top 10 nesta área:

  1. iPhone 6s
  2. Samsung Galaxy s6
  3. Huawei P8 lite
  4. iPhone 7
  5. Apple Watch
  6. Alcatel One Touch Pop
  7. iPad Pro
  8. Raspberry Pi 2
  9. LG G4
  10. Asus Zenfone 2

As listas completas para Portugal podem ser encontradas aqui, e as internacionais estão neste link.